RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

RISCOS E DESASTRES

Defesa Civil de Rondonópolis começa elaborar Plano de Contingência

Publicados

RONDONÓPOLIS

NoneMarcos Miraglia – Gcom

A Defesa Civil de Rondonópolis reuniu nesta segunda-feira (24) representantes de todos os órgãos que vão compor o Plano de Contingência do município para atuar em situações de desastres, inundações e tempestades que afetem diretamente a população.

Nesse primeiro encontro, os integrantes conheceram para que serve do planto de contingência da Defesa Civil e de que forma cada um deve atuar no momento da necessidade. Os representantes da Defesa Civil de Mato Grosso também estiveram no encontro e explanaram como funciona o plano e os passos a serem seguidos para formalizar o documento.

O coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, Marcelo Cardinal, informou que o município é um dos únicos do estado a elaborarem o plano e para isso já tem mapeadas as sete áreas de risco de enchentes e alagamentos e as famílias que podem ser atingidas.

Até o momento estão compondo do plano de contingência o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Exército Militar, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Coder, Sanear, além das secretarias municipais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Administração, Governo, Meio Ambiente, Habitação, Promoção e Assistência Social, Mobilidade Urbana e o Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp).

Leia Também:  Prefeito libera transporte coletivo neste sábado (11)
Marcelo Cardina, coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis.

Na ocorrência de enxurradas, alagamentos e inundações todos os órgãos que vão compor o plano estarão alinhados e cada processo determinado para cada tipo de ocorrência.

Com o documento formalizado, o município tem mais facilidade para acessar recursos públicos que vão auxiliar os trabalhos e também na assistência das famílias que forem atingidas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Secretaria de Saúde realiza ações do ‘Dezembro Vermelho’ em Rondonópolis

Publicados

em

NoneFotos – Marcos Miraglia
A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (1/12) à campanha ‘Dezembro Vermelho’, mês dedicado à prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na abertura, equipes do Município e do Serviço de Atenção Especializada (SAE) percorreram a região central de Rondonópolis com panfletagem e ações educativas.

Ao longo do mês outras ações serão realizadas, como palestra e testagem em empresas de transportes, ações do SAE na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com palestra e testagem, ações com os trabalhadores da Coder e do Sanear e um ‘Dia D’ de testagem em unidades básicas de saúde no dia 15 de dezembro.

“O Dezembro Vermelho é um período essencial para conscientizarmos a população sobre a importância da prevenção, do enfrentamento a essas doenças e do combate ao estigma que ainda cerca essas questões. Avançamos muito no acesso ao diagnóstico e ao tratamento, mas ainda há desafios importantes, e a informação continua sendo nossa maior aliada”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

Leia Também:  Câmara de vereadores homenageia profissionais do direito

O atendimento público de saúde tem hoje à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O SAE oferece ainda acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV/Aids e ISTs.

Serviço de Atenção Especializada é referência para o tema em Rondonópolis
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA