RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

ENFRENTAMENTO

Prefeitura inicia campanha de conscientização para combater imprudência no trânsito

Publicados

RONDONÓPOLIS

NoneUma das peças produzidas para a campanha de conscientização | Divulgação
A crítica realidade do trânsito de Rondonópolis, entre os mais letais em Mato Grosso, fez com que a gestão municipal iniciasse nesta semana uma campanha de conscientização e combate à imprudência entre a população. A campanha lançada pela Prefeitura de Rondonópolis traz personagens reais de casos que causaram grande comoção na sociedade, justamente para despertar para a gravidade do problema.

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, justifica a necessidade desse tipo de iniciativa em âmbito local. “O trânsito em Rondonópolis está matando mais que o crime organizado. A sociedade tem que discutir isso! Nós não podemos mais conviver com essa selvageria. Os adolescentes, pais e mães de família, jovens e trabalhadores estão perdendo sua vida”, avaliou.

Conforme o gestor, o enfrentamento desse triste cenário depende da contribuição de cada cidadão, respeitando as leis de trânsito e respeitando o próximo. “A nossa gestão está comprometida em acabar com esse escândalo, mas sabemos que o trânsito é feito com a participação de todos. Por isso, estamos investindo nessa campanha de conscientização no trânsito”, acrescentou.

Leia Também:  Paulo José defende maternidade e 4 hospitais para transformar Rondonópolis em polo

Bastante impactante, a campanha está sendo propagada através de diversos tipos de mídias, como em TVs, rádios, internet e outdoor. Os personagens são familiares de vítimas fatais no trânsito local, que sofreram as sequelas da imprudência e decidiram participar da ação porque entenderam a importância do assunto. Inclusive, os locais onde aconteceram os acidentes são destacados.

“Nosso propósito não é fazer sensacionalismo. Nós queremos que as pessoas de Rondonópolis entendam que os dados de acidentes de trânsito não são apenas números frios, mas que, por trás de cada acidente desse, tem uma história, uma família, alguém que teve uma perda. E as pessoas têm que entender que isso pode acontecer com qualquer um”, argumentou o chefe do Gabinete de Comunicação Social, Clayton Rezende.

Para mudar essa realidade, a Prefeitura de Rondonópolis tem desenvolvido ainda ações de mudanças viárias, reforço da sinalização horizontal e vertical e, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado, também vai intensificar o serviço de fiscalização para salvar vidas.

Leia Também:  Briga entre Thiago Silva e ex-vereador de Rondonópolis
Um dos acidentes abordados na campanha foi o registrado em setembro deste ano na Avenida Ponce de Arruda, que resultou na morte de duas jovens
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Paulo José defende maternidade e 4 hospitais para transformar Rondonópolis em polo

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA