RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

RISCOS E DESASTRES

Defesa Civil de Rondonópolis começa elaborar Plano de Contingência

Publicados

RONDONÓPOLIS

NoneMarcos Miraglia – Gcom

A Defesa Civil de Rondonópolis reuniu nesta segunda-feira (24) representantes de todos os órgãos que vão compor o Plano de Contingência do município para atuar em situações de desastres, inundações e tempestades que afetem diretamente a população.

Nesse primeiro encontro, os integrantes conheceram para que serve do planto de contingência da Defesa Civil e de que forma cada um deve atuar no momento da necessidade. Os representantes da Defesa Civil de Mato Grosso também estiveram no encontro e explanaram como funciona o plano e os passos a serem seguidos para formalizar o documento.

O coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, Marcelo Cardinal, informou que o município é um dos únicos do estado a elaborarem o plano e para isso já tem mapeadas as sete áreas de risco de enchentes e alagamentos e as famílias que podem ser atingidas.

Até o momento estão compondo do plano de contingência o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Exército Militar, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Coder, Sanear, além das secretarias municipais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Administração, Governo, Meio Ambiente, Habitação, Promoção e Assistência Social, Mobilidade Urbana e o Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp).

Leia Também:  Prefeitura trabalha na infraestrutura do Residencial Maria Amélia
Marcelo Cardina, coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis.

Na ocorrência de enxurradas, alagamentos e inundações todos os órgãos que vão compor o plano estarão alinhados e cada processo determinado para cada tipo de ocorrência.

Com o documento formalizado, o município tem mais facilidade para acessar recursos públicos que vão auxiliar os trabalhos e também na assistência das famílias que forem atingidas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Cultura realiza mutirão de prestação de contas para contemplados pela Lei Paulo Gustavo nesta segunda-feira (06)

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA