POLÍTICA MT
Ferramenta utilizada no Instagram da ALMT é premiado em evento de inovação, em Florianópolis
POLÍTICA MT
Ferramenta utilizada no Instagram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ficou em segundo lugar em uma competição com 14 outros projetos inovadores de todo o Brasil. O concurso aconteceu durante o 14° Redes WeGov, evento de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis (SC).
A assistente virtual “Alê”, criada pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre as atividades do Parlamento estadual.
A “Alê” responde automaticamente aos usuários que comentam palavras-chave específicas em publicações da ALMT, enviando a eles conteúdos extras relacionados aos assuntos abordados.
“Por exemplo, imagine que está tramitando na Casa um projeto de lei que visa coibir incêndios no Pantanal. Ao cadastrarmos a palavra-chave ‘Pantanal’, qualquer cidadão que comentá-la em uma publicação receberá automaticamente a íntegra do projeto por mensagem direta – DM”, explica o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha.
Desenvolvida a partir de uma tecnologia originalmente voltada para vendas, a ferramenta foi adaptada para se tornar uma solução de acesso à informação e já recebeu mais de mil interações desde a sua implantação.
O projeto mato-grossense foi apresentado a todo público do WeGov pelos servidores Ricardo Sardinha, Yuri Daltro, Aluá Deliberai, William Monteiro e Maria Cristina Teodoro, integrantes da equipe de Publicidade da Assembleia Legislativa.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, afirma que a busca por uma comunicação mais acessível tem guiado diversas ações da Instituição e que a assistente virtual é mais uma medida adotada para ampliar a transparência e aproximar o Parlamento da população.
“A ‘Alê’ veio com a intenção de dar mais dinamismo para a comunicação no Instagram e desde a sua criação houve uma interação maior das pessoas com o perfil da Assembleia Legislativa. Isso, com certeza, elevou o nível das nossas plataformas. A iniciativa é muito boa e despertou a atenção e o interesse de pessoas de todos os lugares do Brasil, que participaram do evento. Muitos procuraram o estande da ALMT para entender como foi feito, qual é a função do aplicativo e o que efetivamente ele faz”, destaca.
Após conhecer a solução implementada nas redes sociais da ALMT, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo, requisitaram apoio do Parlamento mato-grossense para adoção de iniciativa semelhante em suas páginas. “O diferencial do WeGov é justamente esse: os participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo, e isso é muito interessante”, frisou Henrique Santos.
Além da “Alê”, outros 14 projetos inovadores também foram exibidos durante o evento, abordando temas como automações para Instagram, incentivo à leitura, campanhas de saúde, comunicação inclusiva e uso de linguagem simples. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados critérios como inovação, impacto e criatividade.
Gabriela Tamura, coordenadora do WeGov, destacou a importância da troca de experiências entre instituições, que muitas vezes enfrentam os mesmos desafios sem saber que outras já encontraram soluções, o que, segundo ela, contribui para a melhoria do serviço público.
“Nós acreditamos que esse é um bom caminho para encurtar processos e entregar melhores serviços para a sociedade. Todas as iniciativas selecionadas podem ser replicadas em outras esferas, em outros estados, em projetos semelhantes”, diz.
O Redes WeGov é um evento que promove inovação, troca de experiências e aprendizado colaborativo no setor público, focado especialmente em comunicação pública, tecnologia e governança.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Deputado destina R$ 170 mil para reforçar a saúde de Alta Floresta
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
O compromisso com a oferta de uma saúde pública de qualidade à população é um dos principais eixos de atuação do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Para reforçar essa pauta, o parlamentar destinou R$ 170 mil para investimentos na área da saúde do município de Alta Floresta, distante 789 km de Cuiabá.
O recurso garantiu a aquisição de sete câmaras verticais para conservação de imunobiológicos, equipamentos fundamentais para o armazenamento adequado de vacinas, seguindo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, a emenda também assegurou a compra de 50 tablets que serão utilizados pelos agentes comunitários de saúde para aprimorar o atendimento e o acompanhamento das famílias. A entrega oficial dos equipamentos deve ocorrer nos próximos dias. Ação que vai fortalecer e ampliar o suporte às equipes de atenção básica no município.
No encontro, Botelho reforçou o compromisso com o município e garantiu que novas ações serão construídas em parceria com o vereador Darlan Carvalho (PRD).
“O Darlan não está sozinho em Alta Floresta, estamos juntos. Enviamos emenda para a aquisição de equipamentos para a saúde, e isso é só o começo. Vamos fazer muito mais por Alta Floresta. Pode contar com a gente”, afirmou o deputado.
O vereador ainda agradeceu ao deputado pela viabilização de sete refrigeradores e cinquenta tablets e o compromisso dele com a infraestrutura do município. “Quero refrescar a memória da população: foi este deputado que destinou recursos para a pavimentação do Jardim Universitário, obra que hoje beneficia dezenas de famílias. Em nome de Alta Floresta, agradeço por todo o apoio e atenção com a nossa região”.

