RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

POLÍTICA MT

CST dos Zebuínos discute genética e capacitação técnica

Publicados

POLÍTICA MT

A terceira reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética de Zebuínos, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada nesta segunda-feira (5), teve como foco discutir o melhoramento genético, paisagens, nutrição, manejo e sanidade do setor pecuarista para todos os 142 municípios do estado.

Para discutir os avanços e desafios nessas áreas, a CST convidou o zootecnista especialista em suplementação de bovinos de corte, Flávio de Rezende, e a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves.

Segundo Rezende, Mato Grosso apresenta grande potencial de crescimento com o uso estratégico da suplementação e genética. Já Jéssica destacou que o setor precisa integrar mais tecnologia e capacitação técnica para avançar de forma sustentável.

O zootecnista Flávio de Rezende, que participou da reunião de forma on-line, destacou que o principal desafio para o pecuarista, nos dias atuais, é mais operacional do que nutricional. Por isso, segundo ele, o alinhamento entre genética e práticas adequadas de manejo é fundamental para garantir eficiência e retorno econômico para as propriedades.

“Não adianta investir na genética sem investir no manejo. Isso possibilita produzir um animal cada vez mais jovem. Os animais que nascem cedo, eles são mais pesados, têm menos tempo de cocho (que é um recipiente onde se oferece alimento a animais de criação, principalmente bovino), explicou Rezende.

Leia Também:  ALMT e Governo de MT garantem segurança jurídica com a entrega de 314 títulos de imóveis

Flávio de Rezende destacou ainda que a nutrição está aliada ao melhoramento genético de zebuínos em Mato Grosso e em todo o Brasil. “Não adianta ter um animal geneticamente superior se ele não recebe os nutrientes certos nas fases críticas de desenvolvimento. Em Mato Grosso, temos clima e estrutura favoráveis, mas ainda é preciso avançar na aplicação prática dessas tecnologias a campo”, afirmou.

Também participou do encontro a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves. Ela reforçou a necessidade de capacitação técnica e gestão eficiente para elevar os padrões da pecuária mato-grossense. “O grande desafio é levar conhecimento de forma acessível e prática. Quando o produtor entende o impacto da genética associada a um manejo correto, os ganhos são expressivos tanto na produtividade quanto na sustentabilidade da propriedade”, afirmou.

O integrante da CST, Juliano Latorraca, disse que entre os objetivos da câmara é “trazer luz e a partir dessas informações, desses pontos críticos que foram abordados a gente consiga tirar alguns pontos e, com isso, desatar alguns nós, dessas informações dessas dificuldades que o produtor tem no campo. O foco é evoluir, não só a pecuária de Mato Grosso, mas a nacional”, disse.

Leia Também:  Ministro Márcio França lança pacote de medidas de estímulo ao crédito

“Estamos criando um espaço técnico e democrático para construir soluções baseadas em ciência, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da pecuária mato-grossense”, afirmou o presidente da CST, José Lacerda, durante a abertura dos trabalhos.

A CST da Genética dos Zebuínos foi criada e instalada pela ALMT, por intermédio do primeiro secretário, deputado Doutor João (MDB), com o objetivo de subsidiar o Parlamento e os diversos setores envolvidos com informações técnicas e sugestões que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária em Mato Grosso, que é um dos maiores produtores de carne bovina do país.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Deputado destina R$ 170 mil para reforçar a saúde de Alta Floresta

Publicados

em

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

O compromisso com a oferta de uma saúde pública de qualidade à população é um dos principais eixos de atuação do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Para reforçar essa pauta, o parlamentar destinou R$ 170 mil para investimentos na área da saúde do município de Alta Floresta, distante 789 km de Cuiabá.

O recurso garantiu a aquisição de sete câmaras verticais para conservação de imunobiológicos, equipamentos fundamentais para o armazenamento adequado de vacinas, seguindo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, a emenda também assegurou a compra de 50 tablets que serão utilizados pelos agentes comunitários de saúde para aprimorar o atendimento e o acompanhamento das famílias. A entrega oficial dos equipamentos deve ocorrer nos próximos dias. Ação que vai fortalecer e ampliar o suporte às equipes de atenção básica no município.

No encontro, Botelho reforçou o compromisso com o município e garantiu que novas ações serão construídas em parceria com o vereador  Darlan Carvalho (PRD).

“O Darlan não está sozinho em Alta Floresta, estamos juntos. Enviamos emenda para a aquisição de equipamentos para a saúde, e isso é só o começo. Vamos fazer muito mais por Alta Floresta. Pode contar com a gente”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Presidente presta contas de 2023 durante reabertura dos trabalhos legislativos

O vereador ainda agradeceu ao deputado pela viabilização de sete refrigeradores e cinquenta tablets e o compromisso dele com a infraestrutura do município. “Quero refrescar a memória da população: foi este deputado que destinou recursos para a pavimentação do Jardim Universitário, obra que hoje beneficia dezenas de famílias. Em nome de Alta Floresta, agradeço por todo o apoio e atenção com a nossa região”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA