RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

Seagro faz balanço positivo do agronegócio em 2024

Publicados

GERAL

Em 2024, o Tocantins alcançou marcos históricos na produção de grãos e na pecuária, sendo responsável por uma produção recorde de milho, arroz e soja, e com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) o estado alcançou marcos relevantes, posicionando-se entre os maiores produtores de milho, arroz e soja no Brasil. A pecuária também obteve crescimento expressivo, com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.Tudo isso é reflexo de um trabalho contínuo, focado em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, inovação e, acima de tudo, o fortalecimento da agricultura familiar.

A agropecuária tocantinense é movida por um solo fértil, uma localização estratégica e uma integração cada vez maior de novas tecnologias, que impulsionam a produção de alimentos e fortalecem cadeias produtivas como a pecuária, o etanol e a fruticultura. O estado, que é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil, também possui grande potencial para se tornar um grande centro de produção de sementes de soja, consolidando sua importância no cenário nacional.

Leia Também:  Cecafé diz que 62% dos navios que transportam café sofreram atrasos e 2° semestre será pior

Em 2024, o Governo do Tocantins, em parceria com empresas como a Suzano, deu um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar com o lançamento do projeto “Pão da Terra de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Extrativismo”. O projeto, que visa modernizar práticas agrícolas e ampliar a produção, beneficia inicialmente 500 agricultores em oito municípios. Com isso, a produção de mandioca e a multiplicação de manivas-sementes ganham destaque, contribuindo para a inclusão de mais famílias no processo produtivo.

A pecuária do estado também não ficou para trás. Com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado, o Tocantins ocupa o 10º lugar no Brasil e o 3º lugar na Região Norte. A modernização do setor é promovida pelo programa “Mais Genética Tocantins”, que tem se mostrado fundamental para a melhoria da competitividade e sustentabilidade da pecuária, garantindo a qualidade do rebanho e posicionando o estado como um exportador de carne bovina para mercados exigentes como China e Hong Kong.

Além das vitórias no campo, o Tocantins também se destaca na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. A 1ª Rota da Fruticultura, realizada em outubro de 2024, percorreu municípios como Dianópolis, Miracema e Tocantinópolis, com foco na produção de frutas como abacaxi, banana, cacau e manga. O evento promoveu a troca de experiências entre produtores e agroindústrias, incentivando a diversificação da produção agrícola e ampliando a competitividade do setor.

Leia Também:  Abertura da safra de soja 24/25 destaca expansão agrícola e desafios

Com um ano de 2024 repleto de resultados positivos, o Tocantins continua se consolidando como um polo de crescimento sustentável no agronegócio. A combinação de solos férteis, políticas públicas eficazes e uma estratégia voltada para a inovação tem atraído novos investidores para o estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população rural e urbana. O Tocantins é um exemplo claro de como o agronegócio pode ser um motor de crescimento econômico, sustentável e inclusivo para todo o Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Unidades de Saúde de Várzea Grande voltam a fazer coleta de sangue

Publicados

em

Por

Conforme anunciado pela secretaria, serviço foi retomado, após mais de dois meses de suspensão

Das 26 unidades básicas de Saúde de Várzea Grande, 16 já retomaram a coleta de sangue no Município. O laboratório que presta o serviço não suspendeu a execução dos seus contratos, porém, as coletas não estavam sendo feitas desde o mês de outubro, sobrecarregando o atendimento nas unidades de pronto atendimento. A expectativa é de que até fevereiro, ou seja, um mês após o início da nova gestão, todas as unidades estejam realizando a coleta.

O superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico, disse que nestes 14 dias de gestão foram feitos vários levantamentos e foi observada essa questão. “Identificamos e de prontidão já determinamos que voltassem esses serviços nos nossos postos de atendimentos”.

Ele reforçou ainda que a secretaria de Saúde já está vendo a questão dos contratos para aumentar e ampliar a oferta desse serviço em todas as unidades básicas de saúde. “Essa é uma determinação da prefeita Flávia Moretti, pois a saúde se tornou prioridade em sua gestão. Dentro dessa diretriz, e a gente quer que até o início de fevereiro todas as unidades básicas possam estar fazendo as suas coletas e prestando todo esse atendimento à população várzea-grandense”, completou.

Leia Também:  Abertura da safra de soja 24/25 destaca expansão agrícola e desafios

O superintendente disse que qualquer pessoa, que for às unidades de saúde, será acolhida e atendida por toda a equipe da Atenção Primária e havendo a necessidade do exame, requerido via receituário, para então o encaminhamento à coleta, e o posterior agendamento.

Márcio Frederico lembra que gestantes, idosos, crianças e pacientes com comodidade associadas, como cardíacos e hipertensos têm prioridades e que faz parte da rotina no atendimento. “Essas pessoas sempre têm prioridade para garantir o mais rápido a coleta no atendimento”.

Confira a lista de todas as unidades de saúde:

Aurília Curvo

Manaíra

Souza Lima

Unipark

Vila Arthur

Água Limpa

Cohab Cristo Rei

Jardim Imperial

Nossa Senhora da Guia

Ouro Verde

Cristo Rei

Jardim Glória

Marajoara

Parque do Lago

Capão Grande

24 de Dezembro

Santa Isabel

Água Vermelha

Cabo Michel

Construmat

Eldorado

Passagem da Conceição

Maringá

Consultório de Rua

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA