RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

Canarana se prepara para a 11ª edição do Dinetec de inovação e negócios

Publicados

GERAL

Começa na próxima quarta-feira (15.01) em Canarana (650 km da capital, Cuiabá) a 11ª edição do Dia de Negócios e Tecnologias (Dinetec). A feira é reconhecida por abrir a temporada de eventos do setor e por ser um importante espaço para promover inovações, networking e expansão de negócios.

A região de Canarana destaca-se no cenário agrícola nacional, destinando mais de 300 mil hectares à produção de soja e cerca de 200 mil hectares ao gergelim, sendo este último um dos carros-chefe da economia local. A feira reflete a importância da produção agrícola do município e da região no desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Com entrada gratuita, o Dinetec segue até a sexta-feira (17.01) na área experimental de uma consultoria agrícola local, das 7h às 18h. Além de ser uma vitrine tecnológica, o evento proporciona aos produtores rurais acesso direto a novidades do mercado global, com cerca de 100 estandes que exibem experimentos e tecnologias voltados para culturas como soja, milho, algodão, gergelim e girassol, além de máquinas e implementos agrícolas.

Leia Também:  Suspensão de crédito no Plano Safra impacta pequenos produtores

A edição de 2025 marca a continuidade do projeto de expansão do Dinetec, que este ano terá sua terceira edição em Dom Eliseu, no Pará, e a estreia de uma edição em Matupá, Mato Grosso. Cada evento é moldado para atender às características e necessidades regionais do agronegócio, reforçando o papel estratégico da feira no setor.

Entre as novidades estão o Dinetec Kids, que busca engajar crianças em atividades educacionais sobre a cadeia produtiva do agronegócio, e o Dinetec Sustentável, que promove práticas de sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa (ESG). Este último contará com um espaço interativo com tecnologias de realidade virtual, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva sobre sustentabilidade no agronegócio.

Na edição anterior, a feira reuniu mais de 17,6 mil visitantes e gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão em negócios, reafirmando sua relevância como motor econômico. Este ano, o evento reforça sua mensagem com o slogan “Do campo à sua casa, agro é a força do Brasil”, destacando a integração entre os setores produtivos e a vida cotidiana das pessoas.

Leia Também:  BNDES aprova R$ 500 milhões para modernizar a Ferrovia Centro-Atlântica

O Dinetec é um exemplo do potencial transformador do agronegócio, unindo tecnologia, sustentabilidade e oportunidades econômicas para o desenvolvimento regional e nacional. A expectativa é de que a edição de 2025 consolide ainda mais o evento como referência no setor e como espaço de diálogo entre inovação e tradição no campo brasileiro.

O Dinetec é realizado pela Meta Consultoria Agrícola, com apoio do Sindicato Rural de Canarana e da Prefeitura de Canarana.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA