Sinop
Procon Sinop celebra dia Mundial do Consumidor com avanços nos atendimentos e orientações sobre produtos e serviços
Sinop
Nesta data comemorativa do Dia Mundial do Consumidor, o PROCON de SINOP traz um resumo das principais conquistas em prol dos consumidores, além de orientações importantes para uma relação saudável entre clientes e fornecedores, na aquisição de produtos ou serviços.
Durante a atual gestão do Procon, já foram atendidos, entre conciliações e orientações, mais de 12 mil questões de consumo, envolvendo consumidores e fornecedores. A previsão é que nos proximos dois anos esse número atinja a marca de 40 mil atendimentos com seus efetivos atos. Apenas em 2023, serão orientadas cerca de 11 mil crianças em assuntos referentes ao consumo e às finanças, por meio do livro gibi “Os cofrinhos de Procôncio”.
“O alinhamento de trabalho com os fornecedores foi preponderante para que o PROCON conseguisse o respeito e credibilidade, que atualmente recebe da população, pois ao criar um canal de comunicação direto com as empresas, foi implantada uma cultura de atendimento salutar e respeitosa ao consumidor. Buscamos incessantemente a conciliação, neste sentido, iniciamos a resolução da demanda via contato telefônico, o que tem resolvido muitas situações antes mesmo que se tornem grandes problemas. E o mais importante é que, cada vez mais empresas têm aderido à esta nova política de resolutividade”, disse o diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi.
Por meio deste canal direto entre PROCON e Fornecedor, a unidade conseguiu resposta imediata às contendas. O momento atual da sociedade exige respostas rápidas e a população cobra esta celeridade. Os fornecedores entenderam que a função primordial do PROCON é a CONCILIAÇÃO.
Atualmente o PROCON conta com uma equipe altamente técnica e com a estrutura necessária para atender cerca de 80 consumidores por dia. E tudo isso se deve a uma gestão que se sensibiliza com o social. O diálogo direto com os fornecedores no intuito de evitar conflitos nos levou a um percentual de conciliação que chega a 80% das demandas.
Outro fato que devemos ressaltar é o grande número de fornecedores que solicitam a CERTIDÃO NEGATIVA de pendências junto ao PROCON, visto que fortalece sua credibilidade perante a sociedade Sinopense. Atualmente o cartão postal do comércio é exibir a CERTIDÃO aos seus clientes, mostrando que sua empresa aplica a respeita o Código de Defesa do Consumidor.
“O PROCON Estadual reconhece o PROCON-SINOP pelo trabalho pioneiro neste novo entendimento entre consumidores e fornecedores. O objetivo nos próximos meses é ampliar este projeto até transformarmos o comércio local em comércio de excelência em referência comercial. E devemos atender aos anseios da sociedade para que possamos alcançá-lo com êxito, visto que ela é nosso termômetro para verificarmos se estamos realizando a melhor gestão. E estamos, pois atualmente a população tem reforçado a máxima – o PROCON resolve – ”, garantiu o diretor.
As metas e os objetivos planejados para esta gestão estão sendo alcançados em face do empenho de todos e colaboração do comércio, mas reforçamos que nas compras em lojas virtuais, evite links encaminhados ou disponibilizados nas redes sociais. Digite o endereço eletrônico dos sites oficiais, já conhecidos, e, principalmente, desconfie dos preços baixos demais! REFLITA ANTES DE COMPRAR E DÊ PREFERÊNCIA AO COMÉRCIO LOCAL. Na compra de qualquer produto verifique o prazo de garantia e exija a Nota Fiscal.
Cuidado! Não existe “Consórcio Contemplado”. Entenda a diferença:
I) Consórcio é a reunião de pessoas, com prazo de duração e cotas previamente determinadas, que serão contempladas, por meio de sorteio ou lance;
II) No empréstimo, o valor é liberado após a contratação diretamente ao consumidor;
III) Já no financiamento, o valor é liberado diretamente ao vendedor, ficando o pagamento parcelado, a encargo do consumidor. Portanto, leia atentamente cada contrato, pois, trata-se de modalidades distintas de crédito.
Fique atento também com os “Empréstimos Consignados”. Não enviem dados pessoais, fotos (selfie) ou documentos para “atualização cadastral” por Whatsapp ou SMS. No site do INSS,o consumidor pode restringir o acesso indesejado de terceiros ao seu beneficio, basta clicar no campo “BLOQUEADO PARA EMPRÉSTIMO”. NÃO ATENDA TELEFONES DE PESSOAS ESTRANHAS. Cadastra-se no programa não me perturbe.
DÚVIDAS?
O PROCON-SINOP/MT está localizado na Rua das Aroeiras, n.1.116, Setor Comercial, Telefone (66) 3531-1512 ou 9-9998-8585, atrás da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias
Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.
Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

