RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

HIV/AIDS

Secretaria de Saúde realiza ações do ‘Dezembro Vermelho’ em Rondonópolis

Publicados

RONDONÓPOLIS

NoneFotos – Marcos Miraglia
A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (1/12) à campanha ‘Dezembro Vermelho’, mês dedicado à prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na abertura, equipes do Município e do Serviço de Atenção Especializada (SAE) percorreram a região central de Rondonópolis com panfletagem e ações educativas.

Ao longo do mês outras ações serão realizadas, como palestra e testagem em empresas de transportes, ações do SAE na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com palestra e testagem, ações com os trabalhadores da Coder e do Sanear e um ‘Dia D’ de testagem em unidades básicas de saúde no dia 15 de dezembro.

“O Dezembro Vermelho é um período essencial para conscientizarmos a população sobre a importância da prevenção, do enfrentamento a essas doenças e do combate ao estigma que ainda cerca essas questões. Avançamos muito no acesso ao diagnóstico e ao tratamento, mas ainda há desafios importantes, e a informação continua sendo nossa maior aliada”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

Leia Também:  “Tenho orgulho de ter Zé do Pátio no meu palanque”, diz Paulo José

O atendimento público de saúde tem hoje à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O SAE oferece ainda acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV/Aids e ISTs.

Serviço de Atenção Especializada é referência para o tema em Rondonópolis
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Prefeitura inicia campanha de conscientização para combater imprudência no trânsito

Publicados

em

NoneUma das peças produzidas para a campanha de conscientização | Divulgação
A crítica realidade do trânsito de Rondonópolis, entre os mais letais em Mato Grosso, fez com que a gestão municipal iniciasse nesta semana uma campanha de conscientização e combate à imprudência entre a população. A campanha lançada pela Prefeitura de Rondonópolis traz personagens reais de casos que causaram grande comoção na sociedade, justamente para despertar para a gravidade do problema.

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, justifica a necessidade desse tipo de iniciativa em âmbito local. “O trânsito em Rondonópolis está matando mais que o crime organizado. A sociedade tem que discutir isso! Nós não podemos mais conviver com essa selvageria. Os adolescentes, pais e mães de família, jovens e trabalhadores estão perdendo sua vida”, avaliou.

Conforme o gestor, o enfrentamento desse triste cenário depende da contribuição de cada cidadão, respeitando as leis de trânsito e respeitando o próximo. “A nossa gestão está comprometida em acabar com esse escândalo, mas sabemos que o trânsito é feito com a participação de todos. Por isso, estamos investindo nessa campanha de conscientização no trânsito”, acrescentou.

Leia Também:  Sanear realiza reparos na região do Primavera

Bastante impactante, a campanha está sendo propagada através de diversos tipos de mídias, como em TVs, rádios, internet e outdoor. Os personagens são familiares de vítimas fatais no trânsito local, que sofreram as sequelas da imprudência e decidiram participar da ação porque entenderam a importância do assunto. Inclusive, os locais onde aconteceram os acidentes são destacados.

“Nosso propósito não é fazer sensacionalismo. Nós queremos que as pessoas de Rondonópolis entendam que os dados de acidentes de trânsito não são apenas números frios, mas que, por trás de cada acidente desse, tem uma história, uma família, alguém que teve uma perda. E as pessoas têm que entender que isso pode acontecer com qualquer um”, argumentou o chefe do Gabinete de Comunicação Social, Clayton Rezende.

Para mudar essa realidade, a Prefeitura de Rondonópolis tem desenvolvido ainda ações de mudanças viárias, reforço da sinalização horizontal e vertical e, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado, também vai intensificar o serviço de fiscalização para salvar vidas.

Leia Também:  Novo presidente do Sanear diz que prioridade é manter trajetória de sucesso
Um dos acidentes abordados na campanha foi o registrado em setembro deste ano na Avenida Ponce de Arruda, que resultou na morte de duas jovens
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA