RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

OUTUBRO ROSA

Pit Stop educativo leva informações sobre prevenção para a população

Publicados

RONDONÓPOLIS

NoneAssessoria
Em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, foi realizado no fim de semana um Pit Stop educativo na região central de Rondonópolis, com o objetivo de orientar a população e promover a saúde da mulher.

A ação contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e, entre as informações repassadas para quem passava pela região, estava a importância de manter todos os exames em dia.

“Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres tenham acesso a essas informações e aos serviços de saúde necessários. Precisamos sempre lembrar que a prevenção é o melhor caminho”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, que lembra que um dos pedidos do prefeito Cláudio Ferreira e da primeira-dama Alessandra Ferreira é o cuidado com a saúde das mulheres de Rondonópolis. “É uma missão dessa gestão e temos trabalhado de forma contínua para atender esse pedido”, disse o secretário.

Leia Também:  Júnior Mendonça defende o fortalecimento do Esporte Amador em Rondonópolis

Durante a ação no Centro, segundo a responsável pelo programa de Saúde da Mulher da secretaria, Lorena Mello, mais de 3 mil panfletos com informações sobre o Outubro Rosa e as ações do Município foram distribuídos.

O Pit Stop faz parte de uma série de ações promovidas ao longo do mês de outubro, todas com o intuito de lembrar que prevenção salva vidas. Vale lembrar que todas as unidades básicas de saúde de Rondonópolis seguem oferecendo os exames preventivos e demais serviços para a saúde da mulher gratuitamente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Exportações crescem 9% no primeiro bimestre em Rondonópolis

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA