GERAL
Flávia Moretti abre Semana Pedagógica com foco na educação de qualidade
GERAL
Prefeita reafirmou seu compromisso em equilibrar as contas sem comprometer o futuro das crianças e a valorização dos profissionais da rede
“Se quisermos transformar a cidade, temos que começar pela educação, pois é no futuro que vamos colher nossos frutos”. Com essas palavras, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), deu início, nesta segunda-feira (27), à Semana Pedagógica 2025, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/MT). O evento, realizado no auditório da UNIFACC/MT, reúne diretores e coordenadores pedagógicos e segue até quinta-feira, com a participação dos professores da rede municipal ao longo da semana.
Durante seu discurso, Flávia ressaltou sua formação como pedagoga e professora, destacando a relevância do papel dos educadores na transformação social. “é uma educação de qualidade que eu quero para nossas crianças: que o dom de ensinar, encorajar e servir seja cultivado por todos. Só assim construiremos uma Várzea Grande mais forte e educadora”, afirmou.
A prefeita também anunciou a finalização das obras do Parque Tecnológico, que será um marco para a profissionalização dos jovens da cidade. “Várzea Grande vai ser uma cidade educadora e tecnológica. O Parque Tecnológico será um espaço onde os jovens que vocês educarem poderão se preparar para o mercado de trabalho e expandir seu conhecimento em tecnologia e inovação”.
Além de abordar os avanços, Flávia não deixou de falar sobre os desafios financeiros enfrentados pelo município, como os R$ 30 milhões em restos a pagar apenas na pasta da educação. Ela reafirmou seu compromisso em equilibrar as contas sem comprometer o futuro das crianças e a valorização dos profissionais da rede.
O secretário municipal de Educação, professor doutor Pe. Edson Sestari, destacou que a Semana Pedagógica é essencial para alinhar as diretrizes que irão compor o plano decenal da educação no Município. “Estamos iniciando um trabalho voltado para os fundamentos, princípios e valores que vão guiar a educação em Várzea Grande. O desafio maior deste ano será a composição do quadro docente, buscando maior estabilidade para assegurar uma educação de qualidade”, afirmou.
A reitora da UNIFACC/MT, professora doutora Ana Maria de Renzo, destacou o papel da educação como pilar de transformação social e alertou para a importância do afeto no processo pedagógico. “A educação começa com afeto, não com conteúdo. Vamos valorizar a saúde mental e o olhar humanizado na sala de aula”, disse.
A promotora de Justiça, Taiana Castrillon Dionello, da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, pontuou sobre a necessidade de preservar o patrimônio público e colocou o Ministério Público à disposição da gestão. Já a superintendente pedagógica da SMECEL/MT, Elizete Gonzaga, reafirmou o compromisso de levar a educação de qualidade para a sala de aula, com a meta de elevar os índices educacionais do município.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais da Banda Municipal, do coral infantil “Canto e Encanto” da EMEB Salvelina Ferreira da Silva e da Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).
Também estiveram presentes os vereadores Charles Araújo e Caio Cordeiro, lideranças sindicais e comunitárias, além de secretários municipais e representantes do Conselho Municipal de Educação.
A Semana Pedagógica reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e com a busca por inovação e excelência no ensino, preparando os alunos da rede municipal para um futuro de oportunidades.
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

