RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

INVESTIMENTO

Sanear conclui rede de esgoto na grande Região do Alfredo de Castro; Energisa doará padrões para famílias de baixa renda

Publicados

RONDONÓPOLIS

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) iniciou nesta segunda-feira (31) a entrega de autorizações para a ligação à rede de esgoto na última parte do bairro Alfredo de Castro 1, concluindo a integração de toda a região ao sistema. Somados aos moradores do Alfredo de Castro 2 e Celina Bezerra, que já são atendidos, a região tem agora mais de 14 mil pessoas atendidas.

As orientações para as ligações foram antecipadas no sábado (29) durante reunião com o presidente do Sanear, Paulo José Correia. Ele explicou que o município investiu na região mais de R$ 20 milhões para atender toda a comunidade.
No Sistema de Abastecimento de Água (SAA) foram construídas elevatórias, reservatório, poço tubular profundo e adutoras. Já no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) os investimentos viabilizaram a implantação de redes, elevatórias e linhas de recalque. Todo o esgoto coletado na região será tratado.

“O prefeito José Carlos do Pátio está realizando maior programa de investimentos em saneamento da história de Rondonópolis. A universalização do atendimento na região do Grande Alfredo de Castro é resultado deste programa e motivo de muita alegria para todos nós”, disse Paulo José, lembrando que a região também já conta com 100% de coleta de lixo (comum e seletiva).

O presidente do Sanear, Paulo José, e o gerente de relacionamento da Energisa, Cristiano Tomáz

Outra boa notícia para os moradores é a parceria firmada entre o município e a Energisa, empresa concessionária do serviço de Energia Elétrica, para a doação de padrões às famílias de baixa renda nos bairros Alfredo de Castro 1 e 2. A empresa vai investir quase um milhão de reais para atender cerca de 700 residências.

Leia Também:  Câmara de Rondonópolis homenageia personalidades nesta segunda-feira

“A Energisa vai colocar uma equipe na sede do CRAS aqui no bairro para orientar os moradores que tiverem interesse de fazer a inscrição para receber os padrões. Nas residências que já tiverem ponto de conexão vamos entregar o equipamento com a energia ligada, sem a necessidade de contratação de eletricista”, informou o gerente de relacionamento da Energisa, Cristiano Lima Tomáz.

As inscrições para o programa de padrões serão abertas dentro de algumas semanas, acompanhando o cronograma de obras de infraestrutura e também de distribuição de ‘kits habitação’ pela Prefeitura.

VISITAS
Após a reunião realizada na quadra de esportes do bairro Alfredo de Castro, o presidente Paulo José Correia e a secretária municipal de Habitação, Huani Gonçalves, visitaram as obras e também estiveram em várias residência para conversar com os moradores.

“Conferimos pessoalmente o andamento das obras e ouvimos muitos agradecimentos. A comunidade também apresentou demandas que vamos encaminhar agora à Coder e outros órgãos da administração pública. Essa interação é fundamental, pois garante a solução rápida e eficiente das reivindicações”, destacou Paulo José.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Comunicado de Interrupção Temporária do Fornecimento de Água

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA