RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

ESTACIONAMENTO

Município vai organizar, modernizar e aumentar vagas na região central

Publicados

RONDONÓPOLIS

:

NoneFoto – Ednilson Aguiar
A cidade de Rondonópolis caminha para um trânsito mais moderno, organizado e acessível, conciliando tecnologia e tarifas acessíveis para toda a comunidade. Nesse propósito, a Prefeitura de Rondonópolis publica nesta segunda-feira (13/10) a justificativa da conveniência da autorização para a implantação, operação, manutenção e gerenciamento do novo sistema de estacionamento rotativo pago na cidade. O projeto prevê um sistema mais digital e com mais facilidades de pagamento, buscando corrigir falhas do sistema anterior.

Com o sistema, serão criadas 4.500 vagas, sendo 3.000 para carros e veículos de carga e 1.500 para motos, visando trazer mais organização e fluidez ao trânsito da cidade. A medida vai reduzir o tempo de procura por vagas e aumentar a rotatividade em áreas de grande movimento, o que deve beneficiar comerciantes, trabalhadores e motoristas que circulam diariamente pelo centro. “A ideia é democratizar o uso dos espaços, garantindo que mais pessoas consigam estacionar em locais estratégicos”, destacou a equipe técnica responsável pelo projeto.

O projeto estabelece valores acessíveis para os usuários. Para automóveis, a tarifa será de R$ 2,70 por uma hora e R$ 5,40 por duas horas. Para motocicletas, o custo será de R$ 1,25 por uma hora e R$ 2,50 por duas horas. Caminhões, vans e ônibus terão tabela própria. Com a intenção de propiciar mais comodidade, o sistema contará com aplicativos, pontos de venda credenciados e totens para facilitar a compra de créditos. O serviço contará ainda com monitores e veículo para monitoramento digital das vagas ocupadas. Toda a arrecadação será acompanhada em tempo real pela Prefeitura, garantindo transparência no processo e segurança ao usuário.

Leia Também:  Sanear conclui rede de esgoto na grande Região do Alfredo de Castro; Energisa doará padrões para famílias de baixa renda

A implantação do sistema atende a uma reivindicação de comerciantes, usuários e entidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) observa que a medida vem trazer diversos benefícios para a cidade. “A expectativa é que ele seja um organizador a mais do centro de nossa cidade, facilitando o acesso dos clientes às lojas, podendo estacionar com mais facilidade, inclusive, se disponibilizar um tempo mínimo para uso sem custo, melhor ainda porque você facilita e agiliza para os consumidores”, avaliou o presidente da CDL, Leonardo Resende.

A CDL enfatiza que o estacionamento rotativo, somado a outras medidas tomadas pela gestão, vem fortalecer o comércio local. “Isso aliado também à recente lei que foi aprovada de iniciativa da Prefeitura, atendendo um pleito da CDL para regularizar o comércio ambulante, desocupando as áreas de estacionamento e alocando esse pessoal em áreas próprias, vai ajudar em muito o comércio da cidade. Com isso, se é para ajudar, se é para melhorar, a CDL está junto sempre do Município e aplaude de pé essas ações”, acrescentou Leonardo.

Leia Também:  Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

A exploração do sistema será através de concessão válida por cinco anos, podendo ser prorrogada por mais cinco anos. A data da licitação para a concessão será divulgada nos próximos dias. Diferente de outros serviços públicos, a implantação do rotativo não terá custos diretos para o Município. Pelo contrário: a empresa concessionária será responsável por todos os investimentos e repassará parte da arrecadação bruta mensal aos cofres públicos, recursos que poderão ser aplicados em melhorias no trânsito e mobilidade urbana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  IBGE recebe reforço de 25 novos recenseadores de Minas Gerais para completar o Censo 2022 na cidade

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA