RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Programação de janeiro do Museu de História Natural tem oficinas de fotografia bordada e desenho

Publicados

MATO GROSSO

O Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma programação especial para o mês de janeiro, com atividades gratuitas que serão realizadas aos sábados, com o tema “traços e cores”.

Para participar das atividades, o interessado deve acompanhar o Instagram do museu (@museuhistorianaturalmt), onde serão disponibilizados os links das inscrições todas as quartas-feiras. As vagas são limitadas.

Confira a programação:

Sábado (11.01), das 9h até as 11h: Oficina de Desenho- Introdução, pratica e técnica
Nesta oficina, os participantes aprenderão as técnicas básicas de desenho à mão, a partir de atividades práticas e exercícios projetados para fazer com que o cérebro desenvolva a habilidade de desenhar

Sábado (18.01), das 8h até as 9h: Yoga no Jardim do Museu
Uma das técnicas mais populares do Ocidente, o Hatha Yoga é focado no condicionamento físico, fortalecimento do corpo e aumento da flexibilidade

Sábado (25.01), das 8h até as 9h: Fotografia bordada
O objetivo é que os participantes trabalhem com autorretratos e criem símbolos que dialoguem com suas características e com as histórias trazidas pela imagem escolhida. Para essa oficina, se possível, traga uma fotografia impressa em algum momento do seu ano de 2024.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados e prende candidato a vereador por tráfico de drogas em Nova Olímpia

Sobre o Museu

O Museu de História Natural de Mato Grosso conta com acervo de artefatos arqueológicos, paleontológicos e etnográficos, incluindo réplicas em tamanho real de dinossauros que habitaram a região há mais de 70 milhões de anos.

O Museu é um dos equipamentos culturais da Secel e está sob gestão compartilhada pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss). Ele se encontra localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres

Publicados

em

Por

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.

Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.

O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.

Leia Também:  Sesp lança edital para leilão de aeronave do Ciopaer

“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA