RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros concede medalhas a civis, militares e veteranos por contribuições à corporação

Publicados

MATO GROSSO

Personalidades públicas, militares da ativa e veteranos, além de civis que contribuíram de forma significativa com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foram condecorados, durante solenidade na noite desta quinta-feira (28.11), com insígnias que reconhecem o compromisso e a dedicação à construção dos 60 anos de história da corporação.

A Solenidade Militar de Imposição da Insígnia da Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II” foi realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reuniu, além dos homenageados, políticos, autoridades e familiares dos agraciados.

Ao todo, 124 personalidades foram condecoradas, sendo 74 com a insígnia Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II”, que possui os graus Comendador, Oficial e Cavaleiro, e outros 50 militares da reserva que receberam a Medalha do Veterano, como símbolos de gratidão e respeito.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, as honrarias são um reconhecimento a todos que ajudam a corporação a cumprir com excelência, ao longo das seis décadas de existência, a missão de salvar e proteger, em todo o Estado.

“As medalhas entregues hoje representam uma importante honraria do Corpo de Bombeiros. Elas homenageiam as pessoas que, de alguma forma, contribuem com a instituição. Essa condecoração formaliza esse reconhecimento, e me sinto muito honrado em poder entregar, neste momento, a maior honraria do Corpo de Bombeiros. Essas medalhas só estão sendo concedidas hoje graças a todos os senhores que as estão recebendo: sejam os militares da nossa instituição, ou os civis. Os senhores ajudam a construir a nossa história”, disse.

Aos veteranos, o comandante-geral expressou agradecimentos especiais pela superação de todos os desafios que tornaram possível fazer com que o Corpo de Bombeiros Militar se fortalecesse ao longo dos anos e fosse amplamente reconhecido pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

“Também entrego a medalha de veteranos, que simboliza a contribuição de cada um dos senhores aqui presentes, reconhecendo o que construíram para que chegássemos até este momento. Passamos de combater incêndios com baldes, naquela época, para o uso de aviões nos dias de hoje. É, de fato, uma grande evolução, e relativamente rápida. Essa conquista foi alcançada graças ao suor, à paixão e à coragem de todos”, afirmou o coronel Glêdson.

Leia Também:  Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

Condecorado com a insígnia no grau Comendador, o secretário-adjunto de Segurança da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), coronel PM RR Héverton Mourett de Oliveira, afirmou que receber a homenagem de uma instituição tão relevante é uma satisfação e um orgulho. Para ele, o prestigio que a corporação tem é reflexo de um grande esforço coletivo em prol da segurança e do bem-estar da sociedade mato-grossense.

“A corporação tem a dimensão que ela tem hoje porque muitas pessoas deixaram o seu suor, a sua força, o seu trabalho e em alguns casos a sua própria vida para fazer do Corpo de Bombeiros do Estado um dos melhores do país. Um dos mais estruturados, um dos mais modernos, com técnicas das mais diferenciadas para prestar o seu serviço neste estado continental. Não é à toa que nós, na condição de agraciados, nos sentimos prestigiados pela seriedade, pelo compromisso, pela força dessa instituição e pelo reconhecimento público”, disse.

O coronel BM Pablo Cruz de Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), reforçou a importância da integração entre as corporações para o aprimoramento do conhecimento técnico, além do fortalecimento dos laços de amizade e respeito entre os profissionais.

“Tenho muitos amigos aqui de formação, lá atrás, quando éramos cadetes. Então, o Corpo de Bombeiros do Pará e de Mato Grosso mantêm um intercâmbio e uma boa relação há muito tempo. Sinto-me orgulhoso de receber esta insígnia e colocamo-nos sempre à disposição para colaborar com o trabalho da corporação aqui em Mato Grosso”, garantiu.

Também homenageado, o juiz de direito Marcos Faleiros destacou a relevância da parceria entre a Justiça e as forças de segurança, ressaltando o papel essencial dos bombeiros militares na manutenção da ordem e proteção da sociedade.

“Tenho 26 anos de magistratura e tenho um orgulho muito grande de ter trabalhado na Justiça Militar ao lado de muitos bombeiros militares e conhecido profundamente a atividade e a atuação dos bravos aqui no Estado. Para mim é uma honra muito grande. É uma das maiores honrarias que ganhei ao longo de minha carreira. Estou bastante emocionado”, afirmou.

O presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, que representou as entidades do setor produtivo em Mato Grosso, também enfatizou a importância do trabalho conjunto especialmente entre os produtores rurais e a corporação durante o período de incêndios florestais. Segundo ele, sem essa colaboração mútua o trabalho não seria possível.

Leia Também:  Avanço do licenciamento ambiental de Mato Grosso é pauta em evento nacional de gestão socioambiental

“Me sinto honrado. Recebi essa medalha hoje, mas represento muitas pessoas. São pessoas que trabalham produzindo alimentos neste Estado, de todas as formas. Então, é uma responsabilidade e um orgulho muito grande. Na soma das forças é que acontecem esses bons trabalhos. O produtor rural sempre conta com alguma infraestrutura, como tratores, tanques, caixas d’água, por exemplo, e o Corpo de Bombeiros entra com o conhecimento técnico e a orientação. Sem um dos lados, o bom trabalho não seria possível. Somos muito gratos à corporação. Temos um grande zelo pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Agraciado com a insígnia do grau Cavaleiro, o subtenente BM Diones Nunes Sirqueira agradeceu o reconhecimento pelos seus 20 anos de serviços prestados. Ele destacou que essa honraria é um reflexo do compromisso e dedicação de todos os seus colegas de farda, que, dia após dia, trabalham com afinco para prestar o melhor atendimento ao cidadão.

“Confesso que fiquei muito surpreso ao ser informado que receberia essa homenagem e estou muito feliz. Essa medalha é uma honra não apenas para mim, mas para todos aqueles que, ao longo dos anos e ainda hoje estão ao meu lado nessa missão de servir e proteger”, reforçou.

Homenageado com a Medalha do Veterano, o coronel BM RR Denes Alves do Nascimento destacou que a iniciativa de condecorar os militares da reserva vai além de um reconhecimento pessoal. Trata-se de uma valorização da história da instituição.

“Já completei nove anos desde que fui para a reserva remunerada e, há dois anos, fui revertido para o serviço ativo. Ter a oportunidade de receber essa honraria e encontrar amigos que fizeram e fazem parte da história do Corpo de Bombeiros é muito gratificante. A iniciativa do comandante-geral é, sem dúvida, fantástica. Trata-se de uma verdadeira valorização e reconhecimento de todos os que, com dedicação, contribuíram para a edificação do que hoje é o Corpo de Bombeiros. É, sem dúvida, um motivo de grande satisfação.”

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

“Participar do Casamento Abençoado foi um presente de Deus para nós”, afirma noiva de 80 anos

Publicados

em

Por

“Eu tinha o sonho de casar e participar do Casamento Abençoado foi um presente de Deus para nós”, disse Maria do Nascimento. Ela e o marido, Luiz Vieira de Melo, ambos de 80 anos, selaram uma união de 56 anos na 3ª edição do Casamento Abençoado, realizado neste domingo (08.12), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

A celebração, gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob a coordenação da primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf), proporcionou a regularização civil matrimonial para cerca de 700 casais. Além deles, mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento.

Maria e Luiz, que representaram os casais do evento no momento do “sim” perante o juiz de paz, se conheceram por meio dos irmãos, que já eram casados.

“Eu tinha duas irmãs que já eram casadas com dois dos irmãos dele. Nos juntamos em 1986, mas já nos conhecíamos antes disso. Nos casamos na igreja e temos 56 anos juntos e sete filhos. Tivemos uma vida boa e passamos por vários momentos ao longo dessa relação. O Luiz trabalhava de operador de máquinas, era doloroso ficar longe dele quando viajava, mas nunca faltou companheirismo”, contou Maria Vieira.

Luiz relatou uma curiosidade sobre o casal. “Nós nascemos no mesmo dia. Logo faremos de 81 anos. Somos de 19 de janeiro de 1944. Só que eu nasci aqui em Mato Grosso e ela, na Bahia. São muitos anos juntos e essa oficialização é muito importante para termos uma vida digna, seguindo os preceitos cristãos. Só temos a agradecer à primeira-dama e ao governador por essa iniciativa”, disse.


Foto: João Reis | Setasc-MT

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacou a emoção de ver a alegria dos casais durante o evento. “Idealizei este projeto pensando em proporcionar um momento único para eles. Ficará para sempre em minha memória”, afirmou.

Ela também agradeceu às equipes da Setasc, liderada pela coronel Grasi Paes Bugalho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), sob comando de David Moura, e da Unaf, reconhecendo o trabalho conjunto na realização do projeto.

A secretária Grasi Paes Bugalho celebrou a realização do Casamento Abençoado, uma iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes, voltada para fortalecer as famílias de Mato Grosso.

Leia Também:  Prazo para pescadores se cadastrarem no Repesca vai até 19 de fevereiro


Foto: João Reis | Setasc-MT
“Promovemos a união civil, um pilar fundamental para a sociedade e uma referência para aprimorar nossos serviços de assistência social. Agradeço aos parceiros envolvidos, como Anoreg e os cartórios, além do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública, essenciais para viabilizar o evento”, destacou.

Ela também agradeceu e parabenizou o trabalho dos servidores envolvidos na organização da cerimônia.

“Este evento contou com apoio de diversos parceiros, como a MT Par, que sorteou cinco casas para as famílias presentes. Agradeço e parabenizo cada servidor da Setasc, Unaf e secretarias parceiras, como a Sesp, que, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, foi uma grande parceira, contribuindo para a segurança e o sucesso da cerimônia. Recebemos quase 700 casais e mais de 1.300 pessoas abençoadas diretamente, além de seus familiares, totalizando um público de mais de 10 mil pessoas. Foi uma festa linda, organizada com muito carinho e amor para as famílias mato-grossenses”, finalizou.

O governador Mauro Mendes, padrinho dos casais, declarou que o Casamento Abençoado uniu diversos propósitos na 3ª edição da ação.

“Fico feliz que o Casamento Abençoado tenha unido tantos propósitos, tantas vidas. Tenho certeza que será uma data marcante na vida de cada marido, e de cada esposa que se fizeram presentes. O que faz um casamento durar é paciência, empatia, compreensão. Essa é a base do compromisso que eu fiz com a primeira-dama Virginia, e é isso que eu desejo para cada casal presente. Que Deus abençoe cada união selada hoje, assim como abençoou a nossa. Agradeço a todos os convidados, todos os casais que prestigiaram a cerimônia, agradeço à equipe da Setasc e todos aqueles que trabalharam para realizar essa bela festa”, afirmou.


Foto: João Reis | Setasc-MT
A cerimônia também foi muito especial para Odenir Faria, de 52 anos, e Eulália Câmara, de 47. Eles se conheceram na época da escola e estão juntos há 34 anos.

“Comecei a interagir, conversamos e logo depois surgiu o namoro. Gostei dela e me encantei com o seu jeito. Desde então, estamos juntos e felizes. Eu fiz um pedido a Deus: que ele me desse quatro filhos, dois casais, e conforme às orações, ele assim o fez, os meninos são gêmeos, e tivemos mais duas meninas”, contou Odenir.

Leia Também:  Araputanga e Lucas do Rio Verde estão sem comunicação por telefone

Odenir ressaltou que o casal enfrentou obstáculos juntos e fortaleceu a união. “Enfrentamos isso na base do amor, carinho, diálogo, paciência e Deus em primeiro lugar, e hoje ele nos abençoou mais uma vez para estarmos realizando nosso Casamento Abençoado”, pontuou.

Outro casal beneficiado pela ação, Cláudio da Silva, de 70 anos, e Francisca de Oliveira, de 57, se conheceram por meio de uma rede social e estão juntos há dois anos.


Foto: João Reis | Setasc-MT
“Ela morava em Teresina e eu vi foto dela. Me interessei e começamos a conversar. Fomos nos conhecendo e a convidei para morar comigo aqui em Cuiabá e ela veio. Sabemos que relacionamentos por rede sociais na maioria das vezes não dá certo, mas felizmente o nosso está funcionando. Aproveitamos a oportunidade disponibilizada pelo Governo do Estado para oficializar nosso compromisso. É a realização de um sonho”, afirmou Francisco.

Casamento Abençoado

O Casamento Abençoado contou com a parceria da MT Participações e Projetos S/A (MT Par), da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), da Associação de Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), dos Tabelionatos Civis Municipais e das Secretarias Municipais de Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).


Foto: João Reis | Setasc-MT

Participaram da cerimônia as seguintes autoridades: o secretário da Secel, David Moura; o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Fernando Tinoco; o comandante-geral adjunto. Cel André Dorileo; o comandante do Gefron, Ten. Cel. Manoel Bugalho; o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner e a primeira-dama Hélia Mello; o vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Gonçalo e a secretária de Assistência Social, Gonçalina Eva Santana; o prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim e a primeira-dama Regina Célia Pelachim; o representante da prefeita de Nova Brasilândia, Edimar Rodrigues, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA