MATO GROSSO
Centro Estadual de Cidadania realizou mais de 160 mil atendimentos em 2024
MATO GROSSO

Gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Centro Estadual de Cidadania (CEC) realizou 160.431 mil atendimentos em 2024. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne serviços públicos em um só espaço físico, a fim de facilitar o acesso para a população várzea-grandense.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Procon Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) e a Setasc são órgãos que prestam serviços na unidade.
Os serviços do Detran-MT foram os mais solicitados em 2024, totalizando mais de 88 mil atendimentos, como a abertura de processo e protocolo de entrega de CNH, captura de imagem, exame teórico, dentre outros.
Neste período, a Politec também realizou mais de 15,7 mil atendimentos com emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Antônio Álvaro Curvo, morador do Centro, em Várzea Grande, procurou o CEC para emitir sua identidade e ficou muito satisfeito com o atendimento recebido.
Foto: Josi Dias | Setasc-MT
“O atendimento foi muito bom. Foi rápido e eficiente, além de ser um serviço gratuito. É a primeira vez que venho aqui, e gostei bastante do espaço. Além de acessível, com boa localização dentro do shopping, oferece vários serviços, como Procon, Detran e até Corpo de Bombeiros. Recomendo para todos que precisarem, pois o atendimento é excelente e ágil”, comentou Antônio.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, cel. Grasi Paes Bugalho, destacou o compromisso do Centro Estadual de Cidadania em oferecer serviços públicos de qualidade para todos que necessitam de atendimento.
“O CEC reúne o maior número possível de serviços públicos em um único espaço, com o objetivo de atender da melhor maneira quem busca nossos serviços. Em 2024, registramos um volume expressivo de atendimentos, o que reforça a importância deste espaço para a população”, afirmou a secretária.
A coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, destacou como a centralização de diversos serviços em um único espaço facilita o acesso da população.
“Por ser uma extensão descentralizada da Setasc, localizada em um ponto estratégico e de fácil acesso, conseguimos atender de forma mais ágil as pessoas que enfrentam dificuldades para encontrar determinados serviços, eliminando a necessidade de deslocamento para outros locais. Isso se reflete no expressivo número de atendimentos realizados em 2024. Somos gratos à população pela confiança e reforçamos que, neste ano, traremos ainda mais serviços para atender às necessidades de todos”, afirmou Aciele.
Outro órgão com número expressivo de atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 12,8 mil atendimentos, dentre eles a captação de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro-desemprego.
Foto: Josi Dias | Setasc-MT
Josiane Moraes de Souza, moradora do bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande, visitou o CEC pela primeira vez em busca de oportunidades na área administrativa ou financeira e ficou satisfeita com o atendimento.
“O atendimento foi muito bom, super rápido. Fiquei bem impressionada com a eficiência e organização do espaço. Fui muito bem atendida e recomendo o CEC para quem está em busca de oportunidades de emprego”, afirmou Josiane.
Os serviços do Corpo de Bombeiros Militar, que foi integrado ao CEC a partir do mês de maio de 2024, realizou mais de 1,2 atendimentos, como liberação de alvarás, regularização contra incêndio e pânico e projetos diversos.
A Setasc ainda ofertou mais de 39,6 mil atendimentos para tirar dúvidas, solicitar informações, orientações gerais e ações de cidadania. Já no Procon-MT houve o registro de 2,6 mil atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.
O atendimento ao público no CEC ocorre das 10h às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Loja de ferragens de Cuiabá fecha parceria internacional com crédito da linha Empresarial da Desenvolve MT

O crédito da Desenvolve MT – Agência de Fomento de Mato Grosso contribuiu com a expansão de mais uma empresa no Estado: a FERCAP Ferragens. Com o apoio da agência de fomento, o proprietário Vilson Cassaro construiu um depósito de armazenamento e realizou uma parceria com uma grande marca internacional de equipamentos.
Vindo de uma família de vendedores, Vilson começou seu negócio em Cuiabá no ano de 2019 com a venda de ferragens e materiais para construção civil. A empresa começou a funcionar, atender os clientes, só que o empreendedor tinha outros planos: ser referência na venda de ferramentas motorizadas portáteis, que agregaria ao roll de produtos da empresa.
“Eu estava em uma empresa há 28 anos e sentia a necessidade de mudança, fui estudar negócios, me capacitar e achei que era hora de trabalhar por conta própria, foi quando surgiu a ideia de montar a FERCAP”, explica Vilson.
O empresário tinha um plano de negócios pronto para a parceria com a marca internacional, mas percebeu que o espaço em sua loja não seria o suficiente para armazenar seu estoque. Foi quando procurou a Desenvolve MT para colocar em prática as necessidades da empresa.
“A gente resolveu entrar e investir nessa marca pela solicitação dos clientes, mas não tínhamos o aporte necessário para introduzir a marca, por isso buscamos a colaboração com a Desenvolve MT”, conta o empreendedor.
O armazém de dois andares, localizado no fundo da loja, foi construído com o crédito da linha para investimento Desenvolve Empresarial. Permitindo que a capacidade da empresa fosse ampliada, abrindo assim uma nova categoria de produtos de quase nove mil itens direcionados a construção, conexões, materiais elétricos e parafusos.
A FERCAP cresceu por conta das solicitações de seus clientes que procuravam materiais específicos que não estavam no estoque da empresa. Quando a falta desses objetos era revelada, o responsável pela compra dos materiais buscava corrigir a situação, incorporando-os às prateleiras. Nesse processo, as vendas aumentaram, assim como o número de clientes.
Linha de crédito Desenvolve Empresarial
A linha de crédito para investimento Desenvolve Empresarial surgiu como solução para problemas como o da FERCAP. Ela opera com duas modalidades, além de crédito de até R$1,5 milhão, taxas de juros a partir de 1% ao mês podendo ser reduzida entre 20% e 30% para pagamento em dia. Além disso, a linha também trabalha com prazos de 10 anos para pagamento e carência de até 12 meses.
O crédito da linha empresarial pode ser utilizado para implantação de uma usina fotovoltaica, ampliação ou construção civil, aquisição de máquinas e equipamentos, compra de insumos ou estoque, entre outros, além de capital de giro no valor de 30% do crédito liberado.
Para mais informações basta acessar o site desenvolve.mt.gov.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 3613-7900, a solicitação de crédito é sem custo ao empreendedor.
*Com a supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT
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