GERAL
Várzea Grande dá passo histórico na saúde com lançamento de programa inédito
GERAL
Hospital Santa Rita é a mais nova unidade de saúde que passará a atender à população de Várzea Grande através do SUS
A saúde pública de Várzea Grande viveu um momento histórico na manhã desta segunda-feira (7) com o lançamento oficial do Programa Fila Zero que permitirá a realização de exames e cirurgias de média e alta complexidade no próprio Município, por meio do Hospital Santa Rita. O evento reuniu autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), o senador Júlio Campos (União), vereadores de Várzea Grande e demais parlamentares, evidenciando a importância da iniciativa para a população.
A partir de agora, exames e procedimentos como cateterismo, retirada de vesícula, laqueadura e, em breve, até cirurgias bariátricas, poderão ser feitos em Várzea Grande, sem que os pacientes precisem se deslocar até Cuiabá e tudo pelo SUS.
A medida representa um avanço significativo para o sistema de regulação e promete agilizar o atendimento da população, reduzindo a fila de espera e aumentando a autonomia do Município na área da saúde. Como pontuou a prefeita Flávia Moretti (PL), o lançamento do programa simboliza mais uma conquista da atual gestão. “Quem ganha com isso é a população. Vamos continuar avançando, porque esse é o nosso lema: Acelera, VG!”, declarou.
Ela lembrou, que desde que assumiu a prefeitura, passou a colocar a saúde também como prioridade, no mesmo patamar que importância que tem o sistema de abastecimento de água para a cidade. “E na saúde estamos colhendo inúmeros resultados positivos e concretos. Estamos ofertando serviços inéditos, algo que a população necessitava e esperava por mais de anos. Agora, com menos de 100 dias de trabalho temos todas essas conquistas”.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o programa é fruto de uma parceria estratégica com o governo do Estado, e que o objetivo é tornar Várzea Grande cada vez mais independente na oferta de procedimentos de alta complexidade. “Esse é um projeto que visa melhorar a vida da população. Vamos continuar trabalhando junto ao governo estadual para trazer novas implementações, garantindo um atendimento cada vez mais ágil e de qualidade para os nossos munícipes”, afirmou.
Já o diretor-geral do Hospital Santa Rita, Dr. Alencar Farina, enfatizou o caráter inovador da proposta. “O hospital abraçou essa causa com o intuito de, além de prestar um serviço social, queremos ser protagonistas na melhoria da saúde pública de Várzea Grande. Estamos preparados para esse novo momento”, disse.
“Trazer para Várzea Grande um programa que estava disponível desde 2021, e jamais requerido, é uma conquista que os munícipes têm que celebrar”, exclamou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, se colocando à disposição da gestão para melhorias na pasta.
O novo programa representa uma transformação no cenário da saúde municipal e reforça o compromisso da administração pública com o bem-estar dos várzea-grandenses, promovendo dignidade, agilidade e qualidade no atendimento médico.
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

