GERAL
Senado aprova “Combustível do Futuro”, com foco em sustentabilidade e avanço econômico
GERAL
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (04.09) o Projeto de Lei 528/2020, conhecido como “Combustível do Futuro”, que cria programas nacionais para o diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano.
O objetivo é modernizar a matriz energética do Brasil, promovendo a descarbonização e a sustentabilidade. O texto inclui emendas importantes, como a extensão do prazo de transição para a minigeração de energia solar e a inclusão do diesel verde, promovidas pela senadora e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura.
Tereza Cristina, celebrou a aprovação, destacando a importância de uma transição segura para o diesel verde e para a sustentabilidade do país. “Esse projeto é um marco. Precisamos garantir que a mudança energética seja feita com responsabilidade, sem prejudicar o setor produtivo e cumprindo as metas de descarbonização”, afirmou.
A inclusão da agricultura familiar na produção de biocombustíveis também foi um dos pontos de destaque, uma medida considerada fundamental para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Essa iniciativa, segundo o senador Fernando Farias, contribuirá para o fortalecimento das pequenas propriedades rurais e o avanço da economia verde no país.
Imagem: assessoria
Para Isan Rezende (foto), presidente do Instituto do Agronegócio, o projeto “Combustível do Futuro” representa uma oportunidade única para o Brasil exercer seu protagonismo no cenário global.
“O setor agropecuário, sendo um dos motores da economia nacional, tem um papel crucial no sucesso dessa transição energética. Ao abraçar o diesel verde e outras fontes sustentáveis, mostramos que é possível combinar inovação, produtividade e preservação ambiental”.
Rezende também acredita que a integração da agricultura familiar no processo produtivo dos biocombustíveis é um ganho significativo. “Isso fortalece os pequenos produtores e ajuda o Brasil a caminhar rumo a um futuro mais sustentável e equilibrado, onde todos têm a ganhar, da pequena propriedade rural ao mercado internacional”, concluiu.
O deputado Alceu Moreira, ex-presidente da FPA, destacou o trabalho feito pelo relator para aprovação do projeto na Câmara. Segundo ele, foi atingido um consenso, apesar de sempre ter um ponto ou outro que será observado. “A aprovação simboliza a convergência entre os diversos interesses relacionados à expansão da produção e do uso dos biocombustíveis em geral, depois de muitos debates em relação a pontos conflitantes”, disse Moreira.
O senador Zequinha Marinho complementou, afirmando que a aprovação representa um passo decisivo para a economia nacional. “O setor agropecuário, uma vez mais, se posiciona de maneira estratégica para garantir o crescimento do Brasil em conformidade com as boas práticas e tecnologias modernas”, disse.
O projeto agora retorna à Câmara dos Deputados para análise das emendas. O deputado Arnaldo Jardim, relator do projeto, destaca que a proposta deve gerar investimentos de até R$ 200 bilhões e posicionar o Brasil como um dos principais líderes globais em biocombustíveis.
Fonte: Pensar Agro
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

