RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

Projeto inovador vai implantar educação ambiental como disciplina escolar já em 2025

Publicados

GERAL

Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), Várzea Grande está fazendo a lição de casa e reforça importância da conscientização e ação ambiental por meio da educação

“As escolas da rede pública municipal já vão ter, a partir desse ano, disciplina sobre educação climática e ambiental. Mais que ser sede de uma conferência sobre o tema, nós estamos fazendo o primeiro dever de casa que é educar, porque a educação ambiental pode mudar essa realidade que vivemos hoje. Vamos educar nossas crianças, e eu como educadora que sou, sei que é primordial atuar na educação”, anunciou nesta manhã (21), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), durante a abertura da a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que está sendo realizada durante todo o dia de hoje, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), em formato exclusivamente presencial.

Como frisou a prefeita, a conferência tem justamente o tema mais pertinente do momento: “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. “Por isso friso aqui que o nosso projeto Educar, Reciclar, Remunerar e Reflorestar, que vai ser implantado neste ano letivo nas escolas municipais, é inovador, pois é uma política pública consiste em defesa do meio ambiente”.

O anfitrião da 2ª Conferência, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, definiu o evento como um “símbolo de inovação e compromisso de Várzea Grande em prol do meio ambiente”. Ao abrir o evento, frisou que Várzea Grande, “com sua riqueza cultural e biodiversidade singular representa o palco ideal para discussão de um tema tão urgente, como a emergência climática e o desafio da transformação ecológica. Vivemos um momento crítico em nossa história, as transformações climáticas que ocorrem hoje não são apenas estatísticas ou visões futuras, elas já nos afetam diretamente”.

Leia Também:  ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios

Como destacou ainda, o debate é uma oportunidade única que permite “olhar para dentro do nosso município” e ver o que pode ser feito localmente para mitigar os efeitos da crise climática.

“Devemos impulsionar iniciativas que vão desde a educação ambiental nas escolas até a implementação de políticas públicas municipais que incentivem práticas ecologicamente corretas. Estamos à frente de uma oportunidade ímpar ao tornar esta conferência um símbolo de inovação e compromisso com o futuro. Não podemos subestimar o poder transformador da conscientização. É essencial envolver todos os segmentos da sociedade, desde empresários até cidadãos comuns, para que compreendam a gravidade da crise e ação de apoio. Peço a todos que se envolvam profundamente durante este dia, trazendo suas ideias, experiências e compromissos para a mesa. Que esta conferência sirva como um ponto de virada não só para Várzea Grande, mas como uma pequena contribuição para o mundo mais justo, sustentável e resiliente”.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Marega, observou que discussões que vão ser feitas em alto nível durante a conferência, podem ser transformar em proposições para a conferência estadual, podendo serem acatadas como políticas nacionais. “Mato Grosso sempre foi pioneiro em desenvolvimento de políticas que acabam se tornando políticas nacionais, e hoje, aqui em Várzea Grande, vocês têm a oportunidade de contribuir efetivamente da construção de uma mudança cultural da sociedade, uma transformação ecológica”.

Leia Também:  Várzea Grande lança editais para inscrição de projetos culturais na Lei Aldir Blanc

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA – A programação contará cinco salas temáticas: Mitigação, Transformação ecológica, Justiça climática, Adaptação e preparação para catástrofes, e, Educação ambiental e governança.

Sobre os subtemas, Ricardo Costa Amorim ressalta que cada um deles foi pensado para abordar de forma prática e objetiva os desafios impostos pela crise climática global.

O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, e para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, previstas para este ano. Durante o encontro em Várzea Grande, serão eleitos 10 delegados que representarão o município nas etapas seguintes.

Estiveram presentes além de secretários e técnicos municipais, representantes de entidades e associações, ativistas, estudantes e população em geral, a ex-senadora, Serys Slhessarenko, o reitor do Univag, Drauzio Medeiros, o vereador Caio Cézar Cordeiro, o professor e vice-reitor do Univag, Flávio Henrique Foguel, Leny Rosa Filho, superintendente federal da Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Nelson Borges, superintendente do ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Gislaine Pazeto, Batalhão Ambiental, Gisele Gaudêncio, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Asmad).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  Rastreabilidade deve impulsionar acesso a mercados internacionais

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA