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Procon Municipal alerta para golpe com reconhecimento facial em fraudes bancárias
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“Os criminosos estão cada vez mais sofisticados e se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para cometer esse tipo de crime”
O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, recebeu uma denúncia alarmante de fraude financeira envolvendo o uso indevido de reconhecimento facial para abertura de conta bancária e realização de empréstimos. O caso expõe a audácia dos criminosos e serve como um alerta para que a população fique atenta a novos formatos de golpes.
A vítima, cuja identidade foi preservada, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande após perceber que havia sido enganada. “Conforme a vítima nos contou, o golpe começou com uma ligação telefônica informando que seu CPF havia sido contemplado com um auxílio governamental, incluindo o recebimento de uma cesta básica mensal. Durante a conversa, os golpistas solicitaram o endereço da vítima, que, acreditando na veracidade da ação, forneceu a informação”, contou a coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira.
Como relatado em boletim de Ocorrência, “pouco tempo depois, três indivíduos chegaram à residência da vítima em um veículo modelo Gol, alegando serem representantes de uma ONG vinculada ao governo. Eles solicitaram documentos pessoais e realizaram o reconhecimento facial, alegando ser um procedimento necessário para confirmação do suposto benefício. Sem o conhecimento da vítima, abriram uma conta em instituição bancária e realizaram movimentações financeiras fraudulentas”.
Dias depois, a vítima descobriu que um empréstimo no valor de R$ 26.779,82 havia sido feito em seu nome. Do montante, aproximadamente R$ 11 mil foram transferidos via PIX para contas de terceiros, presumivelmente os golpistas. Felizmente, a vítima conseguiu bloquear cerca de R$ 16 mil, que está retido até a resolução do caso.
A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, destacou a gravidade da fraude e alertou a população: “Os criminosos estão cada vez mais sofisticados e se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para cometer esse tipo de crime. É fundamental que a população desconfie de ofertas de benefícios por telefone e nunca forneça dados pessoais ou faça reconhecimento facial fora dos canais oficiais dos bancos”.
O Procon Municipal de Várzea Grande recebeu a reclamação da vítima contra o banco em questão, apontando negligência na verificação dos dados antes da abertura da conta.
Para Carolina Moreira, “as instituições financeiras têm responsabilidade sobre a segurança dos consumidores e precisam aprimorar seus protocolos para evitar esse tipo de golpe”. E completou: “a população deve ficar atenta a qualquer tentativa de solicitação de informações pessoais por telefone ou presencialmente, especialmente quando envolvem promessas de auxílios financeiros. Caso desconfie de alguma situação, a recomendação é buscar os canais oficiais dos bancos e órgãos públicos e registrar ocorrência imediatamente”, orienta a coordenadora.


GERAL
DAE realiza limpeza preventiva em bombas de captação com apoio de mergulhadores

Equipe de mergulhadores removeu detritos, como garrafas plásticas, sacolas e madeira que se alojaram na estrutura da captação da ETA Imigrantes
Em meio à mobilização para restabelecer o abastecimento de água na cidade, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) segue atuando em diversas frentes neste domingo (9). Além dos esforços na distribuição de água por caminhões-pipas e na manutenção emergencial da bomba de captação da ETA Velha, a equipe do DAE também está realizando um trabalho preventivo essencial nas bombas de captação da ETA Imigrantes.
A ação de hoje focou na limpeza da parte submersa das bombas, um processo fundamental para garantir que as unidades continuem funcionando com eficiência. Durante o período chuvoso, grandes volumes de detritos e lixo, como madeiras e plástico, se acumulam nos pontos de captação de água do rio Cuiabá, reduzindo a capacidade de sucção das bombas e sobrecarregando os motores. Se não forem removidos em tempo, esses materiais podem levar à paralisação do sistema e consequentemente da produção de água.
“Estamos atuando em diversas frentes para garantir que Várzea Grande tenha água. Nosso foco é tanto resolver os problemas urgentes quanto prevenir novas falhas. Esse tipo de manutenção preventiva nas bombas de captação é essencial para evitar novos colapsos e garantir que a estrutura atual continue operando”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.
Por se tratar de um trabalho altamente especializado, a limpeza das bombas é realizada por profissionais capacitados e autorizados, garantindo segurança e eficiência no procedimento. O DAE reforça que todas as ações estão sendo conduzidas com transparência e compromisso, mantendo a população informada sobre cada passo tomado para reestabelecer o abastecimento da cidade.
As equipes seguem mobilizadas até que a situação se normalize, trabalhando dia e noite para garantir que a população de Várzea Grande tenha acesso à água.
Reforçamos a importância de realizar solicitações exclusivamente pelos canais oficiais do DAE, garantindo atendimento ágil e eficiente.
Site: https://daevg.com.br/ – Clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito para atendimento direto. Para registro de solicitações, reclamações, pedidos de caminhão-pipas e segunda via.
Atendimento Presencial: Na unidade comercial em frente ao Terminal André Maggi, para serviços como novas ligações, segunda via de conta, negociações e mudanças de titularidade.
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