GERAL
Prefeita anuncia medidas para conter aumento de arboviroses em Várzea Grande
GERAL
Durante coletiva de imprensa, Flávia Moretti fez apelo para que a população colabore, utilize a Ouvidora para denunciar lixo descartado de forma irregular, utilize repelente e procure as unidades de saúde para um diagnóstico assertivo
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) e a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, anunciaram hoje (20), durante coletiva de imprensa, as medidas que estão sendo colocadas em práticas e que derivam de uma ação conjunta entre várias secretarias municipais após a declaração de emergência em Saúde Pública. O objetivo é um só: reduzir o número de casos de arboviroses no Município (dengue, Chikungunya e zika), eliminando os criadouros do mosquito.
Entre as ações já em curso, para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, está a retomada da realização de exames de sangue que estavam suspensas desde o ano passado. Com os exames é possível reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico, ter um diagnóstico assertivo e ainda iniciar com agilidade o tratamento. Essa foi a primeira ação contundente para se avaliar a proporção das doenças. De forma concomitante estão a reestruturação das equipes de saúde da família, força-tarefa para limpeza da cidade, tanto áreas públicas quanto privadas, notificando os responsáveis, especialmente pelos terrenos baldios.
Durante a coletiva, realizada no Paço Municipal, a prefeitura reforçou que o decreto se deu pelo aumento em mais de 400% nos atendimentos na rede pública de atendimentos de arboviroses (dengue, chicungunya e zika), somente nas duas primeiras semanas de janeiro.
Desde outubro do ano passado, o LIRA, já apontava para uma situação crítica em Várzea Grande, mas sem que qualquer medida preventiva tenha sido tomada, pelo contrário, equipes foram desfeitas, profissionais mandados embora, em razão de rompimento de contratos. Com essa realidade, argumentou a secretária Deisi Bolcalon, não havia outra alternativa a não ser, decretar a situação de emergência. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) é um método de coleta de dados sobre a distribuição do mosquito, sendo uma ferramenta essencial para o combate às arboviroses.
A secretaria de Saúde reforça a necessidade de ações preventivas, além de manter os quintais livres de criadouros, é necessário o uso de repelentes – principalmente as gestantes – e a vacinação para adolescentes de 11 a 14 anos, que devem ser imunizados na rede pública.
Conforme foi apresentado na coletiva, a busca pelas vacinas contra dengue está muito baixa pelo público-alvo.
“É importante ressaltar que 16 unidades básicas de Saúde de Várzea Grande, já retomaram a coleta de sangue no Município e até o final do mês todas as 27 unidades estarão realizando a coleta. A gestão municipal não descartar buscar aporte financeiro do governo estadual e do Ministério da Saúde para aquisição de insumos e equipamentos que se fizeram necessários e ainda estudamos a ampliação de horário de atendimento, num primeiro momento na hora do almoço, como forma de reforçar o combate à doença”, explicou a prefeita.
“A nossa orientação é que as pessoas que sentirem sintomas como dor de cabeça febre alta e dores no corpo procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência. A população pode e deve nos ajudar denunciando bolsões de sujeira pela ouvidoria da prefeitura pelo 0800 6474142 ou pelo e-mail [email protected]”, alerta Deisi.
*NA PRÁTICA* – Após o decreto, a prefeitura já viabilizou a aquisição e distribuição de medicamentos e soros para Atenção Primária à saúde – que é a porta de entrada na rede SUS – acompanhamento das notificações e cobrança dos profissionais para que as mesmas sejam realizadas no sistema oficial Dengue on line, autorização de um plantonista médico a mais nas Upas, juntamente com reforço dos profissionais da enfermagem e a limpeza de todas as unidades de saúde são algumas das medidas em prática no município de Várzea Grande para conter o aumento das notificações nos casos de arboviroses.
A secretária disse que entre as medidas está o aporte financeiro junto ao Estado e ao Ministério da Saúde para fortalecimento das ações de controle de vetores e melhoria no atendimento à população. “Já tivemos reunião técnica com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que veio in loco certificar as nossas necessidades e tão prontamente, nos tem ajudado. A prefeita também recebeu no último sábado, o governador Mauro Mendes em uma visita ao Hospital Metropolitano, onde o mesmo fez uma doação de R$ 5 milhões em equipamento para reestruturação pontual do Pronto Socorro”.
A prefeita Flávia Moretti garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas para conter o aumento dos casos registrados dessas doenças, e fez um apelo. “Quero que todos nos ajudem nessa batalha contra o mosquito Aeds aegipti. Se cada um fizer o dever de casa, na limpeza de seus terrenos e nos criadouros dos vetores vamos vencer essa luta”.
A prefeita pediu também para que os órgãos de comunicação reforcem esse pedido e que ajude na conscientização da população.
*SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA*: A prefeita Flávia Moretti, assinou no dia 16 de janeiro, o decreto 005/2025, declarando situação de emergência em Saúde Pública. A medida se deu em função do aumento significativo, de aproximadamente, 400% nos atendimentos na rede pública de atendimentos de arboviroses (dengue, chicungunya e zika).
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

