RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

Maior movimento feminino da história mobilizou mais de 4,5 mil mulheres

Publicados

GERAL

Essa primeira edição não foi apenas um evento, mas um grito coletivo de fortalecimento e união: mulheres apoiando mulheres, transformando Várzea Grande em um lugar melhor para todas

Várzea Grande viveu um marco histórico com a primeira edição do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, um movimento inédito que atendeu mais de 4,5 mil mulheres ao longo de um mês inteiro de atividades intensas e transformadoras. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com diversas entidades, promoveu 42 eventos, sendo nove exclusivos do Município e 33 em colaboração com instituições e coletivos femininos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, (2), pela Secretaria de Assuntos estratégicos.

Entre os destaques do mês, estiveram o Pedal da Guarda – VG com Elas, a Marcha VG com Elas pelo fim da Violência Política contra a Mulher, o Acelera VG com Elas que levou todos os serviços da prefeitura de forma itinerante, as Rodas de conversas nos CRAS que estiveram nas quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste) e o lançamento do Programa Estadual de Redução de Cirurgias Eletivas “Fila Zero” que além de cirurgias de catarata para mulheres em situação de vulnerabilidade foi realizada a colocação de DIUs e a realização de laqueaduras. Os eventos também levaram informações e discussões através de rodas de conversa, palestras, oficinas, cinema, atividades culturais e demais serviços.

A prefeita Flávia Moretti (PL) celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o impacto do evento para a cidade. “Sem dúvida nenhuma, o ‘VG com Elas foi indiscutível’. Foi uma ação coletiva de diversas associações e mulheres líderes. Levamos serviços de qualidade, conhecimento, informação e saúde. Tivemos mutirões e atendimentos exclusivos às mulheres de Várzea Grande. Também discutimos no Parlamento Municipal políticas públicas, direitos, injustiças, problemas e soluções para a mulher várzea-grandense, e, este é apenas o primeiro de muitos ‘VG com Elas’ que virão. O evento despertou as mulheres para que elas saibam que podem estar onde quiserem, que devem lutar por seus direitos e sonhos. Nós não podemos aceitar a violência como parte da realidade feminina, precisamos educar e transformar nossa sociedade para garantir que as próximas gerações vivam com mais respeito e equidade”.

Leia Também:  Primeira reunião do COMTURVG em 2025 define ações para fortalecer do setor

O projeto também contou com a presença de todas as secretarias municipais com destaque para Saúde que levou serviços essenciais, Assuntos Estratégicos que organizou tudo, e, forte atuação da Secretaria de Assistência Social, que participou de praticamente todas as atividades do mês. A secretária Cristina Saito destacou o papel fundamental do evento na inclusão das mulheres nos programas sociais e no fortalecimento de suas famílias.

“Levamos o programa Criança Feliz, realizamos cadastramento no Cadastro Único e fizemos um trabalho efetivo de acolhimento e orientação. A Assistência Social esteve presente para apoiar as mulheres em sua caminhada para sair da vulnerabilidade e encontrar novas oportunidades. Foi um mês intenso, mas recompensador, pois conseguimos impactar milhares de mulheres, oferecendo suporte e ferramentas para que elas trilhem um caminho de autonomia e segurança”.

A Secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, ressaltou o impacto do projeto no desenvolvimento socioeconômico das mulheres: “Esse projeto nasceu de uma necessidade real, identificada pela prefeita Flávia Moretti, de ampliar as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. O ‘VG com Elas’ não foi apenas um projeto, é agora um movimento que impulsiona o protagonismo feminino em todas as áreas. Queremos que as mulheres de Várzea Grande tenham mais voz, mais acesso a recursos e sejam reconhecidas pelo seu imenso potencial”.

Leia Também:  Produtores gaúchos voltam a protestar depois que Mapa descumpriu promessas

O evento também promoveu a Feira VG com Elas, reunindo empreendedoras locais para incentivar a independência financeira feminina. Em parceria com o VG Shopping a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, realizou palestras sobre empreendedorismo e linhas de crédito exclusivas para mulheres, além do “Feirão Limpa Nome”, ajudando mulheres a renegociarem dívidas e conquistarem estabilidade financeira.

“Com a presença de figuras inspiradoras de todas as nossas parceiras a exemplo das nossas vereadoras, defensoras públicas, delegadas, médicas, servidoras públicas, mulheres da BPW Várzea Grande, da OSC Lírios, da ARVEND, da OAB de Várzea Grande, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da CDL, da PMM, do Coletivo Essência, da ABMCJ-MT, da Assembleia legislativa, do Governo do Estado, do Sebrae, da Associação de Surdos, das Mulheres do Bem, do Cenprhe, da Rede Cidadã, do Fórum das Mulheres Negras, do Centro Popular Dorcelina Folador, da AMFMAT, de empresárias locais e de todos os parceiros sem exceção, reforçamos o combate à violência de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. Agradeço de coração a participação de todas”, reafirmou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  Colheita de soja da safra 2024/25 começa com bons resultados

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA