Sinop
Sinop: Pesquisa controla vetores que transmitem Malária e Leishmanioses
Sinop
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Combate às Endemias, tem trabalhado de forma contínua no controle dos vetores Flebotomíneos (Transmissores de Leishmanioses), e Anopheles (transmissores da Malária), com o objetivo de monitorar o índice de infestação no município.
Todo ano, são pelo menos quatro coletas entomológicas, duas na área urbana e duas na zona rural, onde os vetores são atraídos e capturados por meio de armadilhas luminosas, barraca de shannon e captura humana protegida . Todo o processo de coleta dos insetos é feito por uma equipe treinada.
Locais como rios, brejos e lagoas são propícios para o transmissor da malária. Já o flebotomíneo, gosta de locais sombreados, com matéria orgânica que fica acumulada em fenda de pedras e troncos de árvores. O coordenador de endemias, Alef de Souza Costa, destaca que essas características são facilmente encontradas nas áreas rurais de Sinop e também em bairros próximos de reservas florestais e riachos/córregos, por isso a importância do monitoramento entomológico anualmente.
“O primeiro levantamento da coleta foi no mês de abril, nos bairros Jardim Botânico, que possui área de mata do Viveiro Municipal, e no e Jardim das Primaveras, que fica ao lado do Parque Floresta, onde foi possível fazer a captura de 165 Anopheles e 11 Flebotomíneos. A segunda pesquisa foi neste mês de maio na Gleba Mercedes, zona rural de Sinop. Por lá foram pegos 165 Anopheles e nenhum Flebotomíneo” destacou o coordenador.
“Essas ações fazem parte do compromisso do Centro de Endemias de manter a população bem informada, buscando através da disseminação de informação a prevenção de doenças. E fica o alerta para quem mora próximo a áreas de mata, ou costuma frequentar esses locais, é precisar ter cuidados, como usar roupas compridas, repelentes, usar telas finas e mosquiteiros” ressaltou Alef.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias
Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.
Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

