Sinop
II Caminhada de Enfermagem vestiu o centro de Sinop de branco
Sinop
A principal avenida de Sinop serviu de palco para a II Caminhada de Enfermagem de Sinop, onde profissionais das redes pública e privada de saúde, estudantes, professores e população em geral, mudaram o tom da avenida Júlio Campos para o branco da paz, da saúde, do cuidado e do amor ao próximo. Organizado e captaneado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu centenas de pessoas.
A classe, que também passa por um momento de valorização e luta por um piso salarial melhor, se reuniu, ainda na manhã deste sábado [20], para debates, palestras, disseminação de informações e troca de experiências. Tudo voltado ao ofício e à prática da enfermagem.
Uma importante temática apresentada aos profissionais e que vale ser ressaltada foi: “a essência da enfermagem moderna”, ilustrada muito bem pelo palestrante Tony José de Souza que, de pronto, já iniciou sua fala com uma abordagem sobre o “empoderamento da enfermagem frente aos desafios atuais”.
Já Siméia Ramos, sexóloga e segunda palestrante deste sábado, levou aos heróis da saúde um debate sobre “abordagem da sexualidade na assistência de enfermagem”, haja vista que, ao ser admitido em uma instituição de saúde, é para o enfermeiro que o paciente expõe sua maior fragilidade e intimidade.
“Foram dois dias de valorização dessa classe que está na linha de frente dos atendimentos da saúde do município de Sinop. Importante esses momentos de interação, trocas de experiências e, ao mesmo tempo, de descontração. Uma forma, também, de comemorar, já que o dia da enfermagem é no mês de maio ”, ressaltou a secretaria de saúde, Daniela Galhardo, que também é enfermeira de formação e já atuou na linha de frente e no cuidado intensivo à pacientes de alta complexidade.
Para o, também, enfermeiro, Junior Zahn, que esteve presente nos dois dias de evento, o sentimento é de gratidão. “O evento mostrou o fortalecimento da classe, a importância dela frente à sociedade. Uma forma da Secretaria e da Prefeitura valorizarem os seus profissionais de enfermagem que representam mais 50% de toda classe da saúde do município”, finalizou.
Presidente da Câmara, vereadores e secretários municipais também vestiram branco, abraçaram a classe e caminharam junto com os enfermeiros, estudantes e futuros enfermeiros de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias
Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.
Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

