Sinop
Aluna do Qualifica Sinop utiliza técnicas aprendidas em cursos gratuitos para empreender
Sinop
O programa Qualifica Sinop segue transformando vidas por meio da qualificação profissional. Na última semana, uma nova turma do curso de Cozinheiro Industrial começou. Dona Maria Edna faz parte desta turma e esta será sua terceira qualificação.
Grande parte dos alunos do Qualifica Sinop procuram os cursos do programa com a intenção de aprender para empreender. Dona Maria Edna conta que o curso de Cozinheiro Industrial vai complementar seus negócios. “Antes eu fiz o curso de salgado e confeitaria e foi muito bom para o meu aprendizado. Hoje em dia já estou fazendo as minhas coisas e vendendo na minha casa através dos cursos e agora mais um curso que vou aprender para fazer comida para vender também”, destacou.
No mês de março também iniciaram as turmas de Montador e Reparador de Computador e Assistente de Recursos Humanos. Neste mês de abril começam os cursos de Confeiteiro, Eletricista e Instalador Predial. Os cursos do Qualifica Sinop são capacitações gratuitas nos mais variados setores de atuação profissional e têm duração média de dois meses.
Para se matricular em um dos cursos, o interessado deve procurar o Sine, que fica anexo ao Ganha Tempo, de segunda à quinta-Feira, das 08h às 12h e 13h30 às 16h. Para mais informações o telefone de contato é o (66) 3531-2062.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias
Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.
Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
RONDONÓPOLIS2 dias atrás
Bairro João Antônio Fagundes Realiza Seu Primeiro Campeonato Comunitário de Futebol
-
RONDONÓPOLIS5 dias atrás
Câmara de Rondonópolis inicia curso de capacitação para os vereadores(as) eleitos
-
RONDONÓPOLIS3 dias atrás
Nova Tarifa Social do Sanear garante desconto de até 50% para mais de 30 mil famílias
-
RONDONÓPOLIS7 dias atrás
Câmara de Rondonópolis oferece curso de capacitação aos vereadores(as) eleitos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mato Grosso é reconhecido com Selo Diamante de Transparência Pública
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Primeira-dama de MT anuncia lançamento do Programa SER Família Fé e Vida com a participação do padre Fábio de Melo
-
GERAL5 dias atrás
Projeto ‘Adote um Espaço’ ganha novos parceiros e amplia ações de preservação ambiental em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Foragido da Justiça do Maranhão é preso pela Polícia Civil em Barra do Garças