RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

CEM volta a realizar exames que permitem visualização do trato gastrointestinal

Publicados

GERAL

Com a retomada, meta da secretaria de Saúde é zerar fila de espera com pacientes que aguardavam desde 2022

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) – também chamado de Postão –, em Várzea Grande, passa atender à população com os exames de endoscopia e colonoscopia, que são procedimentos que permitem a visualização do trato gastrointestinal. Os exames estavam suspensos desde outubro do ano passado, represando ainda mais uma fila de espera desde 2022. A meta da secretaria de Saúde, com a retomada e aumento da equipe médica, é diminuir e zerar a demanda.

Em Várzea Grande, 2.913 pacientes estão aguardando para realizar endoscopia no Município, e muitos estão na fila desde 2022 esperando pelo exame.

Como destacou a prefeita Flávia Moretti (PL), essa é mais uma conquista da gestão em menos de 60 dias de mandato. “São conquistas em série na saúde que estamos contabilizando, fruto de um trabalho sério, que vem sendo feito desde o primeiro dia útil de trabalho, ou seja, desde 2 de janeiro. A Saúde está voltando com força total para poder atender ao cidadão de verdade e para gente zerar filas de espera pela cidade. E o mais importante é que a gente está tendo o aporte do governo do Estado, sem que haja recurso do Município, para atendimento direto desses procedimentos”, comemorou.

Leia Também:  Concidade discute desenvolvimento urbano e econômico de Várzea Grande

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, explica que os exames de colonoscopia e endoscopia são essenciais para diagnóstico de doenças do estômago e intestino e são padronizados pelo Ministério da Saúde, inclusive a partir de certa idade, para rastreio precoce do câncer. “Ficamos muito felizes com esse retorno de procedimentos aqui no Postão e, mais ainda em saber que esses pacientes hoje aqui agendados, estavam na fila de espera e aguardando atendimento há mais de dois anos”, informou.

O doutor Diego Rodrigo Flores disse que o exame de endoscopia e colonoscopia são exames tecnicamente rápidos e que dão o diagnóstico assertivos, como por exemplo, de câncer. “Estamos conseguindo realizar os exames com qualidade. Iniciando o processo e atendendo todas as segundas e terças-feiras no período vespertino. Por dia estaremos realizando 10 endoscopia e cinco de colonoscopia. Nossa ideia é aumentar os dias para atender à população de Várzea Grande”.

O coordenador do Postão, Kleber Gomes de Oliveira, disse que aumentou, e muito, a procura por atendimentos especializados no local e que foi preciso uma força-tarefa para melhorar as condições no espaço físico, para melhor atender aos pacientes. “Estamos contentes com o retorno desses exames e graças ao trabalho que vem sendo feito pela prefeita Flávia Moretti, pelo vice Tião da Zaeli e também pela secretária Deisi”.

Leia Também:  Santos bate recorde histórico com 179,8 milhões de toneladas

O coordenador lembrou ainda que esses procedimentos são caros e que a população mais carente não dispõe de recursos para pagar na rede privada e que o Postão está realizando sem nenhum custo para o paciente.

PACIENTES – Os atendentes do Postão estão ligando para os pacientes – que estão regulados – e agendando os exames.

Hoverton Luiz Scheller, morador do bairro Maringá III, há dois anos aguardava na fila de espera para realizar o procedimento e ficou surpreso ao receber a ligação da atendente do Postão, marcando o exame, que foi realizado ontem (11). “Fiquei feliz com esse chamado e o procedimento correu de forma tranquila e também fui muito bem atendido”.

Dona Adelita de Souza Ribeiro também aguardava ansiosamente pelo exame. Ela conta que há mais de dois anos estava na fila de espera e que também ficou surpresa quando recebeu a notícia de que faria a endoscopia no Postão. “Me ligaram na segunda-feira à tarde e no dia seguinte fiz o exame. Cheguei a pensar que nem iam me chamar mais, estou contente com a volta desse procedimento aqui no Município”.

O Centro de Especialidades Médicas funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 11 (horário matutino) e das 13h às 17h (horário vespertino).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  Produtores rurais têm oportunidade de lucrar com o mercado de carbono. Veja como

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA