GERAL
Conselho Municipal realiza reunião para discutir avanços e desafios na área da saúde
GERAL
Encontro reforçou compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções aos desafios enfrentados pelo município
O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande (CMS/VG) realizou, ontem (22), a primeira reunião ordinária do ano em sua sede, no Cristo Rei, com o objetivo de tratar pautas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Entre os temas abordados estavam a ampliação da cobertura populacional das Equipes de Saúde Bucal (ESB), a situação de emergência em saúde pública e o combate às arboviroses, além da indicação e posse de novos membros do CMS/VG.
Um ponto relevante discutido foi o contrato de rateio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), proposto pela secretaria municipal de Saúde (SMS). O consórcio é responsável por otimizar os recursos destinados à saúde e ampliar a oferta de serviços especializados. Presente na reunião, a secretária municipal de Saúde, Deise Bocalon, que também é conselheira titular, explicou que “a parceria com o consórcio CISVARC é estratégica para otimizar recursos e ampliar a oferta de serviços especializados de saúde à população. Esse contrato trará benefícios diretos e melhorará a qualidade dos atendimentos”, pontou.
A reunião também abordou o decreto de situação de emergência em Saúde Pública, que reforça a necessidade de ações estratégicas diante do aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesse contexto, os conselheiros solicitaram que a equipe de Vigilância Ambiental apresente dados detalhados sobre a estrutura e as ações de combate às arboviroses em Várzea Grande.
Deise Bocalon afirmou que o enfrentamento das arboviroses é prioridade para a atual gestão. “Estamos intensificando as ações de vigilância e buscando recursos para estruturar melhor as equipes responsáveis pelo combate a essas doenças. E a decretação de emergência nos permite agir com maior agilidade para implementar medidas de prevenção e controle, garantindo uma resposta rápida às demandas de saúde pública que surgem neste momento crítico”.
MEMBROS – Foi discutida e aprovada, a indicação e posse dos novos membros do CMS/VG, além da apresentação de uma denúncia sobre a ausência de respostas aos ofícios encaminhados por conselheiros à gestão anterior. A questão foi submetida à votação e será formalmente encaminhada à Secretaria de Saúde para as devidas providências. A secretária atual destacou que, em sua gestão, a transparência nas ações e serviços de saúde será uma prioridade, com especial atenção ao Conselho e às suas demandas.
Também foi apresentada uma proposta para regulamentar a carga horária de 40 horas semanais para os cirurgiões-dentistas, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos. A medida é considerada fundamental para melhorar os indicadores de saúde bucal no município.
O presidente interino do CMS/VG, Joilson Ruas do Nascimento, afirmou que a reunião reforçou o compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo município, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população. “É importante a participação da sociedade no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Nosso papel é garantir que as demandas da população sejam ouvidas e que os recursos sejam aplicados de forma eficiente”, afirmou.
Sobre o diálogo com o Conselho Municipal de Saúde a secretária Deise Bocalon avaliou: “O diálogo com o Conselho é essencial para alinharmos as prioridades e construirmos soluções que atendam, de forma transparente e eficiente, às necessidades da nossa população. Nosso compromisso é trabalhar para fortalecer a saúde pública de Várzea Grande, garantindo mais qualidade nos serviços e maior acesso da população à saúde”.
Para outras informações, o Conselho Municipal de Saúde está à disposição no telefone (65) 3688-3645 ou pelo e-mail [email protected]
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

