RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

GERAL

KALIL QUITA 13º SALÁRIO E ALERTA QUE RETENÇÃO DO ICMS PODE PREJUDICAR O PAGAMENTO DE DEZEMBRO

Publicados

GERAL

Prefeito de Várzea Grande criticou os profetas do Apocalipse que apostam no quanto pior melhor, mas esquecem que os maiores prejudicados são o povo e a cidade

Contrariando os pessimistas de plantão, mais conhecidos como ‘Profetas do Apocalipse’, que apostam no quanto pior melhor, a Prefeitura de Várzea Grande antecipou o pagamento do 13º salário do funcionalismo público nesta quarta-feira, 18 de dezembro, portanto, antes do prazo legal.
Agora a Gestão Fazendária vai em busca de outro esforço hercúleo. Pagar o salário de dezembro, o último da atual gestão que em nenhum mês dos quatro anos da atual gestão atrasou o compromisso com o funcionalismo público da segunda maior cidade de Mato Grosso.

O esforço será hercúleo, pelo fato de que, contrariando a normalidade, o Governo do Estado comunicou a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que então comunicou as 141 cidades que o repasse da última parcela do ICMS pertencente aos municípios somente será repassado no primeiro dia útil de 2025, ou seja, para as novas administrações.

Diferente do Governo Federal que agendou através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o repasse do FPE – Fundo de Participação dos Estados, portanto, para o próprio Governo do Estado e do FPM – Fundo de Participação dos Municípios para todas as cidades, para o próximo dia 30 de dezembro, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso quer repassar o valor do ICMS devido aos municípios, apenas em 02 de janeiro.

Leia Também:  Tapa-buraco beneficia bairros como Jardim Imperador, Ipase e Centro Sul

“Continuamos com muito esforço e dedicação cumprindo com a obrigação de pagar os salários do funcionalismo público na data correta e no caso do 13º salário até antecipando o mesmo”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que o não repasse da última parcela do ICMS que pertence às cidades, ou seja, o Estado que é apenas o agente arrecadador, se não for repassado neste ano, coloca em risco o pagamento dos salários de dezembro.

“Só neste mês de dezembro, Várzea Grande está pagando mais de 120 milhões em salários ao funcionalismo público, o que aquece a economia e fomenta as vendas de Natal e de Final de Ano, não apenas para os servidores públicos e suas famílias, bem como para o comércio e a indústria”, frisou Kalil Baracat.

Segundo a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, o planejamento de uma gestão é feito para ser cumprido ao longo do ano e prevendo a possibilidade de intercorrência externas, mas em um fim de gestão, se deixar de contar com uma parcela considerável, do maior imposto arrecadado pela totalidade das cidades de Mato Grosso, que é o ICMS, pode se demonstrar um grande obstáculo a ser superado e colocar em risco o pagamento do salário que é a maior despesa das gestões públicas.

“Diferente do Governo Federal, que mesmo com os bancos fechados, nos dois últimos dias do ano de 2024, mas funcionando internamente, vai realizar o repasse tanto para o Governo do Estado do FPE, como para as cidades do FPM, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso quer deixar o repasse para o ano de 2025, ato que se demonstra temerário”, frisou a secretária de Gestão Fazendária.

Leia Também:  Égua é vendida por R$ 11 milhões e é a mais cara do país

Ela lembrou que com muito esforço, dedicação e transparência, que muitos falam que não existe, a gestão Kalil Baracat antecipou o pagamento do 13º salário e está correndo para quitar também o salário de dezembro, apesar de que muitos apostam contrariamente a isto, independente do prejuízo que isto possa causar às pessoas e a cidade.

“Seria de bom alvitre que o Governo do Estado fizesse o repasse do que foi recolhido do ICMS na segunda-feira, dia 30, pois vai computar apenas as receitas arrecadadas até o dia 27, última sexta-feira do ano e havendo diferença a maior, complemente no primeiro dia útil de 2025”, ponderou Lucinéia dos Santos Ribeiro.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou ainda que vai manter o mesmo ritmo e compromissos até o último dia de sua gestão e ressaltou: “Fizemos o que estava ao nosso alcance para atender as demandas da população e de Várzea Grande e tenho convicção de que a cidade melhorou e avançou muito, mas o fizemos com responsabilidade e com transparência, muito diferente do caos pregado por alguns.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  Tapa-buraco beneficia bairros como Jardim Imperador, Ipase e Centro Sul

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA