GERAL
Quatro escolas, aluno e professora de Várzea Grande recebem prêmio “Alfabetiza MT”
GERAL
Quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande foram agraciadas na terceira edição do Prêmio Alfabetiza MT, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. O prêmio totalizou R$ 184.864,54 em recursos financeiros para as escolas vencedoras, que são: EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Euraide de Paula, EMEB Professora Líbia da Costa Rondon e EMEB Armindo de Arruda Campos.
Além das escolas, o aluno Michel de Almeida da EMEB Júlio Correia foi premiado pelo seu desempenho excepcional em proficiência; e a professora Vânia Arruda, da EMEB Antônio Gomes da Cruz, foi reconhecida por seu ensino com equidade.
O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, falou da satisfação de celebrar o sucesso das escolas municipais, aluno e professora, no Prêmio Alfabetiza MT. “Este reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de nossos professores, alunos e de toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete nos investimentos que temos realizado em formação continuada, aquisição de materiais didáticos e na melhoria das condições de ensino. A premiação é um marco que nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco para garantir que todas as crianças de Várzea Grande tenham acesso à alfabetização na idade certa, fortalecendo assim o futuro da nossa cidade”, disse.
Fidélis explicou que o Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios, com ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa requer uma estrutura de gestão robusta, criação de instrumentos legais e a assinatura de um termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos, assegurando às crianças o direito à alfabetização na idade correta.
“O programa busca transformar o contexto educacional, especialmente na fase de alfabetização. Seus objetivos incluem o fortalecimento da gestão escolar, capacitação dos docentes, avaliação do desempenho dos estudantes e geração de incentivos às escolas. O Alfabetiza MT promove a alfabetização dos alunos do 2º ano por meio de formação de professores e uso de material didático complementar (MD), que apoia o processo de alfabetização. Os alunos participam de avaliações contínuas ao longo do ano, culminando em uma avaliação somativa entre outubro e novembro. Com base nos resultados dessas avaliações, as escolas que se destacam em categorias como equidade, desempenho e crescimento são premiadas”, detalhou.
Segundo dados da Seduc-MT, ao todo 200 escolas são selecionadas para receber apoio, com 100 dessas escolas atuando como mentoras para aquelas com menores resultados, promovendo um intercâmbio de boas práticas e melhorias.
O prêmio é destinado ao suporte pedagógico das escolas, podendo ser utilizado para a formação de professores, aquisição de materiais didáticos e outras necessidades pedagógicas. Cada escola elabora um plano de ação que, após aprovação, é implementado com o acompanhamento contínuo de uma equipe da CEUP (Coordenação de Educação do Ensino Fundamental), assegurando a correta aplicação dos recursos e a prestação de contas.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
GERAL
Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar
Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.
Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.
“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.
A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.
O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.
“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

