RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

RESUMO DA SEMANA

Uma Câmara mais participativa e mais próxima da comunidade

Publicados

RONDONÓPOLIS

Presidente da Câmara, Júnior Mendonça durante o evento “Tribunais em Ação “

Depois de encerrar as atividades através da Câmara itinerante (Ônibus do Legislativo), instalada no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias – inclusive com a realização de uma grandiosa audiência pública, quando foi discutida a questão da agricultura familiar em Rondonópolis e região-
durante a realização da 49ª Exposul -de 06 a 12- e da realização da Sessão Solene na última sexta-feira (11), em comemoração ao Dia do Advogado e da Advogada, com mais de 80 profissionais do direito homenageados, a Câmara de vereadores deu continuidade a uma semana intensa de atividades junto às causas sociais que envolvem a comunidade.

Público presente na Audiência Pública Os Desafios da Agricultura Familiar para o Futuro “

Parceira do evento, a Câmara participou efetivamente da primeira edição do projeto “Tribunais em Ação”, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nos dias 15 e 16.

O evento teve como um dos propósitos somar esforços, talentos e recursos para contribuir para o aprimoramento e a melhoria das políticas públicas através da interlocução com os representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mediante a interação com os projetos e produtos oferecidos por esses poderes, se aproximando mais da sociedade.

Leia Também:  Exportações de Rondonópolis crescem 26,1% no primeiro trimestre do ano

Na oportunidade Mendonça destacou a importância dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário serem independentes, porém, harmônicos.

“Quem ganha com isso é a sociedade que sempre busca em nossa figura e representatividade a solução para seus problemas e sempre encontra”, pontuou Mendonça.

O presidente Júnior Mendonça também participou -na terça-feira (15), da cerimônia de homenagens aos Investigadores e escrivães das Delegacias Regionais da Polícia Civil em Rondonópolis e Primavera do Leste, que receberam da diretoria da instituição medalhas de ouro, prata e bronze correspondente a 10, 20 e 30 anos de serviços à Polícia Civil.

Na quarta-feira (16), durante a realização da Sessão Ordinária semanal, foi sabatinado pelo Legislativo, o advogado Messias Ferreira Alves, sendo aprovado pelos vereadores para ser assessor jurídico da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC).

Em entrevista à imprensa, Messias disse que pretende estabelecer um trânsito direto com o Legislativo com o propósito de garantir o bom funcionamento dos trabalhos junto à autarquia e consequentemente um serviço de qualidade ao usuário do transporte coletivo.

Além das agendas oficiais e eventos, vale destacar que a Câmara Municipal de Rondonópolis recebe centenas de pessoas diariamente na busca por orientação e auxílio para solucionar questões das mais variadas naturezas, que vão desde um vazamento de água, ou uma lâmpada queimada na rua onde moram, passando por reclamações de deficiência nos serviços públicos essenciais, como educação, saúde e moradia, até grandes celeumas, como foi o caso recente do bloqueio do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) pelo Ministério da Previdência Social, quando o Legislativo teve papel decisivo na solução do problema em parceria com o executivo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Prefeito assina convênios de mais de R$ 72 milhões para obras no Distrito Rondonópolis e substituição de pontes de madeira na zona rural

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA