RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

PLANO DIRETOR

Ônibus do Legislativo vai percorrer toda a cidade e garantir a participação popular

Publicados

RONDONÓPOLIS

Os moradores dos mais diferentes bairros da cidade vão poder fazer seus apontamentos referente ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Rondonópolis, que está em discussão na Câmara Municipal de vereadores.

Mais uma vez assumindo o protagonismo da Democracia, a atual gestão da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, vai colocar nas próximas semanas, o “Ônibus do Legislativo” totalmente à disposição das comunidades que queiram apresentar suas sugestões e propostas de emendas ao Projeto de Lei do Plano Diretor.

“Essa é mais uma ferramenta que vamos disponibilizar para que o cidadão comum, lá na ponta, aquele que vive o drama do dia-a-dia e as dificuldades inerentes à falta de políticas públicas, possa ajudar a construir a Rondonópolis que queremos e teremos, para os próximos 30 anos”, externou o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (PT).

Diante da proposta de amplo debate e participação da sociedade civil organizada, a Câmara de vereadores vem promovendo audiências públicas e discutindo de forma separada cada minuta que contempla o projeto original do Plano Diretor. Além das “Câmaras Temáticas”, que acontecem todas as sextas-feiras nas dependências da Casa de Leis, também com discussões direcionadas a temas individuais e específicos.

Leia Também:  Semana do Meio Ambiente terá teatro, palestras e plantio de árvores em Rondonópolis

Também foi montado nas dependências da Câmara de vereadores, o “Departamento de Protocolo”, onde de forma coletiva ou individual, o cidadão comum ou representantes de entidades, podem protocolar suas propostas de emendas ao Plano Diretor.

Outro investimento feito pelo Parlamento Municipal , visando a pluralidade na discussão do projeto, foi a contratação de uma equipe técnica para assessorar tanto os vereadores, bem como o cidadão comum, que tenha dúvidas em relação às matérias.

Além de uma “Comissão Especial”para analisar todas as questões relacionadas e apontamentos feitos pela comunidade ao Plano Diretor, que tem como presidente o vereador Júnior Mendonça, vice-presidente Reginaldo Santos, relator Claudio da Farmácia e sub relator Dr. Jonas Rodrigues.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Problemas técnicos afetam abastecimento de água em bairros de Rondonópolis; Sanear já trabalha na solução

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA