RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Bombeiros reforçam combate aos incêndios florestais com capacitação de funcionários da Energisa

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capacitou, nesta quarta-feira (12.07), funcionários da Energisa, em Cuiabá, para o combate aos incêndios florestais. O treinamento é resultado de parceria entre a corporação e a concessionária, para garantir mais eficiência no combate ao fogo em áreas vegetação próximas a subestações e linhas de energia.

“Essa parceria entre o Corpo de Bombeiros e Energisa reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais em todo o Estado. Com essa capacitação, os funcionários da concessionária estarão aptos a combater os princípios de incêndio, evitando a propagação do fogo”, afirmou a comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Sheila Sebalhos.

Diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Gabriel Alves Pereira Júnior afirmou que esta parceria entre o setor público e privado garante a preservação das riquezas naturais do Estado e um futuro sustentável para os mato-grossenses.

“A parceria é um exemplo essencial da união entre esforços para preservar a natureza e proteger a vida em Mato Grosso. Ao unir o conhecimento técnico e a experiência em prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros com a infraestrutura e o compromisso ambiental da Energisa, estamos construindo um escudo poderoso contra as devastadoras queimadas”, ressaltou o diretor-presidente.

Samuel Silva foi um dos dez funcionários capacitados pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira. Para ele, é muito importante essa aproximação entre a corporação e a Energisa.

Leia Também:  Prefeitura oferece curso de libras gratuito e reforça importância da inclusão com a comunidade

“Ficamos muito agradecidos pela disponibilidade do Corpo de Bombeiros em nos proporcionar esse curso. É um privilégio estar aqui. Claro, esperamos não ser preciso colocar em prática o que aprendemos hoje, mas, se for necessário, estaremos preparados”, disse.

O Curso de Brigadistas Florestais faz parte do plano de ação desenvolvido pelos Bombeiros e Energisa. Além da capacitação técnica de combate, o curso também prepara os colaboradores com medidas de primeiros socorros.Já foram capacitados funcionários em Poconé, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, com previsão de capacitação em outros municípios da Baixada Cuiabana.

“Em Mato Grosso está proibido o uso do fogo em áreas rurais desde o início de julho. Entretanto, as condições climáticas favorecem a propagação de incêndio próximo a áreas de risco, como as subestações. Por isso, é essencial que tenhamos funcionários na ponta para garantir a preservação do meio ambiente”, afirmou o sargento, Rodrigo de Melo, instrutor do curso.

Outras ações

A parceria também prevê o mapeamento das áreas com histórico de vulnerabilidade a incêndios florestais, devido proximidade com linhas de transmissão de energia elétrica. Isso possibilita a realização de ações que previnem o início do fogo, como limpeza das áreas, implementação de aceiros e retirada de materiais inflamáveis.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata cachorro que ficou preso em cano de esgoto

As comunidades que vivem em locais próximos às áreas de conservação ambiental receberam materiais educativos, como cartilhas, folders e vídeos de orientação sobre a importância da preservação ambiental e os cuidados necessários para evitar incêndios florestais e queimadas.

Período proibitivo

Desde de 1º de julho está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais e urbanas em Mato Grosso, conforme o decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

Para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal neste ano, o Governo destina o investimento de R$ 77,4 milhões. O recurso teve um aumento de 29% em comparação com o investimento de R$ 60 milhões do ano passado e representa o aumento das ações do Governo de MT para conservar o meio ambiente.

*Com supervisão de José Lucas Salvani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT investe mais de R$ 300 milhões em infraestrutura em Rondonópolis

Publicados

em

Por

O Governo de Mato Grosso realiza investimentos que superam R$ 300 milhões em obras de infraestrutura no município de Rondonópolis. São ações que contemplam o asfaltamento de rodovias que ligam a cidade até distritos e comunidades, asfalto novo e recuperação nos distritos industriais, além de uma nova ponte sobre o Rio Vermelho.

Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o Governo está finalizando a pavimentação de três rodovias que ligam importantes localidades, que antes não tinham uma via asfaltada para chegar até a sede municipal.

É o caso da MT-383, que liga Rondonópolis, a partir do Parque de Exposições, até a comunidade de Três Pontes e a Vila Naboreiro. A obra está pronta e recebeu um investimento de R$ 46,5 milhões para asfaltar 27,8 quilômetros.

O asfaltamento de 42,3 km da MT-471, que dá acesso ao Assentamento Carimã, também está sendo concluído. É um investimento de R$ 43,3 milhões, que também vai estimular o turismo na região, conhecida por um complexo com cachoeiras, trilhas e balneários.

Leia Também:  Corregedoria e Escola dos Servidores realizam agenda de capacitações durante Projeto ELO em Sinop

Com um investimento de R$ 38,6 milhões, a obra para asfaltar a estrada que dá acesso à Comunidade do Miau a partir do Praia Clube também está na reta final. São asfaltados 29,12 km, beneficiando também moradores da Gleba Rio Vermelho, que estão no local desde 1990.

As obras do Governo também trazem benefícios dentro da área urbana, com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Vermelho e a extensão da Avenida W11. As duas ações representam um investimento de R$ 30,5 milhões, garantindo a quarta ligação entre os dois lados da cidade.

Também foram firmados convênios com a prefeitura de Rondonópolis. Dois deles foram destinados a recuperar e asfaltar ruas dos distritos industriais do município. Um deles garantiu R$ 68,5 milhões, sendo R$ 50 milhões do Estado para o distrito antigo, e outro garantiu R$ 65,3 milhões, sendo R$ 60 milhões da Sinfra-para asfaltar o Distrito Vetorasso, obras já em fase final.

Outros convênios firmados com o municípios garantem a construção da Feira do Jardim Atlântico, aquisição de academias ao ar livre, instalação de 20.684 luminárias do Programa MT Iluminado, entrega de máquinas, revitalização de campos de futebol e praças públicas.

Leia Também:  Delegacia especializada do interior completa um ano e reforça papel em defesa da mulher

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA