RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

RONDONÓPOLIS

Secretarias e Departamentos de Cultura do Sudeste de MT se reúnem em Rondonópolis na quarta-feira (9)

Publicados

RONDONÓPOLIS


Trocar ideias sobre projetos culturais programados para 2022, desafios e perspectivas que se apresentam será o objetivo da Conferência das Secretarias e Departamentos de Cultura da Região Sudeste de Mato Grosso, que acontece na próxima quarta-feira (9), no Auditório do Paço Municipal, com abertura às 7 horas e encerramento às 17 horas.

Recepcionados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult Rondonópolis), representantes dos 19 municípios que compõem o Sudeste mato-grossense terão, com o evento, uma oportunidade de fortalecer a cultura dessa região do estado em um momento de intercâmbio e preservação do mosaico cultural do qual fazem parte.

“Vamos abordar assuntos importantes que envolvem a vida cultural dos municípios ao redor de Rondonópolis localizados no chamado Território Vermelho, que é como denominamos a Região Sudeste de Mato Grosso. Ao final do encontro, iremos elaborar um documento com as pautas mais importantes para apresentar ao Governo do Estado”, afirma o secretário de Cultura de Rondonópolis, Pedro Augusto Araújo, que explica que cada grupo vai apresentar temáticas pertinentes à cidade de onde vêm.

Leia Também:  Sanear libera ligação de esgoto no Residencial Farias

Entre os temas expostos por Rondonópolis está a realização do Miss Mato Grosso 2022, planejado para acontecer em 09 de 10 de abril, no Casario. A Festrilha será outro assunto proposto pelos donos da casa, contando com a presença da presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso (FMTQ), Marta Negrão.

Aproveitando a reunião, os rondonopolitanos vão lançar o nome de Daniel Horas, que é membro do Conselho Municipal de Cultura, para concorrer a um assento no Conselho Estadual de Cultura representando o Sudeste de Mato Grosso. “Daniel é candidato único e deve ser chancelado pelos outros 19 municípios para as eleições que vão acontecer no período de 15 de março a 03 de abril, quando os artistas cadastrados no Conselho Estadual de Cultura poderão votar”, esclarece o secretário.

Pela manhã, no auditório da Prefeitura, acontecem os debates. Ao meio-dia será feito intervalo para almoço com retomada das atividades a partir das 14 horas, quando haverá manifestações artísticas para os presentes. “À tarde, membros e comitivas dos nossos municípios irmãos poderão assistir a apresentações no Casario, como rodas de capoeira, encenação de peça teatral e espetáculo de siriri, além de visitarem uma exposição na galeria”, comenta Pedro Augusto, que ainda convida: “A conferência está aberta para empresários, artistas e produtores de eventos que podem fazer sua credencial na entrada do auditório, no dia do encontro”. 

Leia Também:  Rondonópolis é a cidade que mais gerou empregos em MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Stopa reúne-se com o Comitê de Enfrentamento à Covid19 nesta quarta-feira (23) e debaterá sobre uso de máscara em ambientes fechados

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA