RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

RONDONÓPOLIS

Semed homenageia servidoras com café da manhã especial

Publicados

RONDONÓPOLIS


As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher começaram no município com um encontro especial entre as servidoras da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A semana de trabalho das mulheres que estão à frente dos trabalhos da Semed teve início com apresentação cultural e um café da manhã preparado com muito carinho para homenagear essas profissionais. 

 As irmãs Ester Vitória Tosta Menezes e Damares Tosta Menezes, alunas da rede municipal fizeram uma apresentação envolvente para as mulheres. Alunas da Escola Municipal Bonifácio Sachetti, localizada no Parque São Jorge, interpretaram canções que valorizam o ser humano e deixaram como mensagem a vontade de vencer é maior que os problemas que aparecem durante as batalhas.

A Secretaria atualmente está sob a liderança de Mara Gleibe da Fonseca Ribeiro e é formada em sua grande maioria, cerca de 95%, por mulheres atuando nos departamentos da sede. Assim também acontece nas escolas onde a grande parte das pessoas que ocupam o cargo mais alto, da direção, são mulheres. Do total das unidades, apenas cinco homens estão na direção. 

Leia Também:  Grupo Especial de Fronteira tem novo comandante

Mara Gleibe comentou que a gestão nessa pasta é feita basicamente por mulheres. “Nós estamos conquistando nosso espaço, demonstrando dedicação e seriedade com a Educação no município. Por isso, estamos reunindo todas as mulheres da Semed, desde as que ocupam os cargos mais baixos até a direção. É uma forma simples de homenagear a todas elas”. 

A primeira-dama do município Neuma do Moraes também participou do encontro das mulheres da Educação. Ela que também dedicou grande parte do seu trabalho no mesmo setor no Estado, ressaltou a importância do olhar e da sensibilidade feminina no trato com as questões da educação, principalmente quando se trata das crianças. 

Além da homenagem feita na Secretaria, cada unidade escolar está preparando uma atividade especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

NoneFoto – Marcos Miraglia
A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Leia Também:  Primeira-dama de MT comemora o Dia Internacional das Mulheres com servidoras da Setasc

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA